Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colaboradores do NETHIS ganham o mundo

Notícia publicada em:

  • 28 de abril de 2011

Tyara Barbosa e Thiago Cunha. Estes são os nomes dos bolsistas da FIOCRUZ Brasília que representaram o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), em dois eventos realizados fora da Capital Federal no mês de abril.

Thiago participou do V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado em São Paulo, pela Abrasco, e Tyara viajou para Cádiz, na Espanha, onde apresentou sua pesquisa científica na XIV Conferência Nacional de Informação e Documentação em Ciências da Saúde, organizada pela Biblioteca Virtual de Saúde Pública do Sistema de Andaluzia, na Espanha. E tudo isso graças ao apoio dado pelo Nethis.

Durante a participação na Conferência Biblio Salud 2011, realizada entre os dias 13 e 15 de abril, Tyara apresentou a pesquisa científica “Perspectivas sobre diplomacia da saúde na Biblioteca Virtual em Saúde: análise da metodologia Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)”, que é também uma das linhas de pesquisa do Nethis. Entusiasmada, Tyara fala sobre o apoio recebido pelo Núcleo. “O Nethis fez um trabalho incrível e organizou toda a logística da minha ida à Espanha”. Segundo ela, esta foi a primeira vez que um representante da América do Sul se apresentou no evento, realizado há 25 anos. A bolsista é mestranda em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB).

Recém-chegado da viagem de São Paulo, Thiago Cunha falou sobre a experiência de apresentar sua pesquisa de dissertação de mestrado, intitulada “Pagamento para sujeito de pesquisasem Ciências Sociaise Humanas: Análise interdiscursiva das perspectivas éticas de membros do Sistema CEP/CONEP do Distrito Federal”, no evento promovido pela Abrasco, entre os dias 17 e 20 de abril. Segundo ele, um evento de qualidade excepcional. “O ponto mais positivo foi o forte reconhecimento da bioética no campo da saúde coletiva, tanto nas mesas redondas, quanto nas palestras e apresentações de trabalhos”, conta. E acrescenta. “A participação da plateia foi muito consistente, com perguntas, sugestões, críticas e observações”. Thiago é bioeticista, mestre e doutorando em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB.

 

Fonte: Notícias a FIO. Edição n°62 – 28 de abril de 2011. Disponível em: http://noticiasafio.wordpress.com/2011/04/14/2011-foi-dado-o-pontape-inicial/#more-966. Acesso em: 27/04/2011.