Colaboradores do NETHIS ganham o mundo

Notícia publicada em:

  • 28 de Abril de 2011

Tyara Barbosa e Thiago Cunha. Estes são os nomes dos bolsistas da FIOCRUZ Brasília que representaram o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), em dois eventos realizados fora da Capital Federal no mês de abril.

Thiago participou do V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado em São Paulo, pela Abrasco, e Tyara viajou para Cádiz, na Espanha, onde apresentou sua pesquisa científica na XIV Conferência Nacional de Informação e Documentação em Ciências da Saúde, organizada pela Biblioteca Virtual de Saúde Pública do Sistema de Andaluzia, na Espanha. E tudo isso graças ao apoio dado pelo Nethis.

Durante a participação na Conferência Biblio Salud 2011, realizada entre os dias 13 e 15 de abril, Tyara apresentou a pesquisa científica “Perspectivas sobre diplomacia da saúde na Biblioteca Virtual em Saúde: análise da metodologia Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)”, que é também uma das linhas de pesquisa do Nethis. Entusiasmada, Tyara fala sobre o apoio recebido pelo Núcleo. “O Nethis fez um trabalho incrível e organizou toda a logística da minha ida à Espanha”. Segundo ela, esta foi a primeira vez que um representante da América do Sul se apresentou no evento, realizado há 25 anos. A bolsista é mestranda em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB).

Recém-chegado da viagem de São Paulo, Thiago Cunha falou sobre a experiência de apresentar sua pesquisa de dissertação de mestrado, intitulada “Pagamento para sujeito de pesquisasem Ciências Sociaise Humanas: Análise interdiscursiva das perspectivas éticas de membros do Sistema CEP/CONEP do Distrito Federal”, no evento promovido pela Abrasco, entre os dias 17 e 20 de abril. Segundo ele, um evento de qualidade excepcional. “O ponto mais positivo foi o forte reconhecimento da bioética no campo da saúde coletiva, tanto nas mesas redondas, quanto nas palestras e apresentações de trabalhos”, conta. E acrescenta. “A participação da plateia foi muito consistente, com perguntas, sugestões, críticas e observações”. Thiago é bioeticista, mestre e doutorando em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB.

 

Fonte: Notícias a FIO. Edição n°62 – 28 de abril de 2011. Disponível em: http://noticiasafio.wordpress.com/2011/04/14/2011-foi-dado-o-pontape-inicial/#more-966. Acesso em: 27/04/2011.