Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ciclo de Debates traz jornalistas para falar sobre Comunicação em Saúde

Notícia publicada em:

  • 3 de agosto de 2012

Inscrições abertas para a Edição Especial do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública: Comunicação sem Fronteiras em Saúde, realizado no próximo dia 9

Qual a importância da Comunicação para a saúde pública? Quatro jornalistas estarão na FIOCRUZ Brasília no próximo dia 9 para contar suas experiências sobre como seus trabalhos contribuem para este setor, estruturante da sociedade. Fatos internacionais relacionados à saúde e à ética foram importantes elementos na construção das carreiras dos repórteres Benoit Hervieu, responsável pelo escritório das Américas do Repórteres Sem Fronteiras; Romoaldo de Sousa, correspondente da Rede Católica de Rádio e da Rádio Jornal do Commercio em Brasília; Rogério Lannes, coordenador da Revista Radis Comunicação e Saúde da Fiocruz; e do conselheiro de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Alexandre Brasil.

Os comunicadores são os convidados para a Edição Especial do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública: Comunicação sem Fronteiras em Saúde, que será realizada a partir das às 8h, no Auditório Externo da Fiocruz Brasília. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui ou pelo site da FIOCRUZ Brasília (www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br)

Esta é a primeira vez que o Nethis realiza uma Edição Especial, com a proposta de abordar novos temas relacionados à saúde. O coordenador do Nethis, José Paranaguá, conta que o objetivo é ampliar a discussão da Bioética, da Diplomacia e da Saúde com outras perspectivas, e avisa que outras edições especiais estão previstas. “A ideia é trazer temas como meio ambiente, políticas públicas universais, atrair novos grupos de interesse”, conta. Para ele, o tema desta edição é importante para mobilizar a mídia e os sistemas de comunicação institucionais com as temáticas pesquisadas pelo Nethis. “Neste debate teremos ricas experiências de cooperação internacional em saúde”, conclui.

O correspondente da Rede Católica de Rádio e da Rádio Jornal do Commercio em Brasília, Romoaldo de Souza, falará sobre a reconstrução de emissoras de rádios destruídas no terremoto de janeiro 2010 em Porto Príncipe, no Haiti. Ao total, 19 rádios foram destruídas, e Romoaldo foi convidado pela Cáritas Internacional e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para trabalhar na reconstrução de nove emissoras. Apoiado pelo Vaticano, o jornalista reconstruiu nove rádios em apenas 15 dias. “Não havia energia elétrica e tive que contar com baterias de automóveis para soldar equipamentos”, exemplifica. No helicóptero da ONU, equipamentos do jornalista foram desmagnetizados e parte de um extenso material fotográfico foi perdido. “Vou contar como foi essa experiência com áudios e imagens”, comenta. 

O jornalista da revista Radis da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Rogério Lannes, também trará informações sobre a reconstrução do Haiti. Em março, a Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti promoveu um evento para os comunicadores haitianos para estruturar uma rede de jornalistas promotores da saúde. Lannes participou do seminário Mídia e Saúde, coordenado pela Fiocruz, com mais 36 jornalistas de 26 veículos de comunicação.  

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras leva informação variada para locais onde há restrição ao livre acesso, incentiva a democratização da informação e enfrenta várias resistências em sua luta. Benoit Hervieu ministrará a palestra Desafios da reportagem em saúde em situações de risco. Já o conselheiro de imprensa do Itamaraty, Alexandre Brasil, contará a experiência da diplomacia brasileira e o desafio da informação em suas frentes de ação, e abordará a diplomacia brasileira na área da saúde, tanto no plano da cooperação bilateral quanto no sistema multilateral (Unesco e OMS). A Assessoria de Imprensa do Itamaraty tem papel de suporte às ações diplomáticas do governo brasileiro no exterior, e é uma importante ferramenta de apoio à imagem que se faz do Brasil, além de estimular a solidariedade entre as Nações.

Faça sua inscrição

Conheça os debatedores:

Alexandre Brasil é formado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2000, concluiu o curso de Formação do Instituto Rio Branco. Já trabalhou na Assessoria de Relações com o Congresso Nacional, na Embaixada de Praga, na Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, na Embaixada em Caracas e, em 2004, na Presidência da República, como assessor na Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais. Entre 2005 e 2007, foi segundo e primeiro secretário na Embaixada em Santiago e, em 2008, participou como primeiro secretário da Missão do Brasil junto à Unesco. Foi representante dos Estados-Membros da Unesco à 57ª Sessão do Joint Staff Pension Fund e chefe da delegação da Sessão Conjunta do Conselho Intergovernamental e Conselho Internacional de Bioética em 2010. Em 2011, trabalhou na Assessoria de Imprensa do Gabinete do Itamaraty e, em 2012, tornou-se conselheiro do órgão.

Benoît Hervieu é jornalista pelo Instituto Prático de Jornalismo de Paris (IPJ), trabalhou para veículos de imprensa escrita – Revista Réforme, Diários La Croix, L’Équipe, entre outros – e também na rádio pública France Culture. Em 2005, integrou a redação de Repórteres sem Fronteiras, como responsável pelo escritório das Américas. Além do trabalho de alerta sobre os atentados contra a liberdade de informação no continente, fez várias missões nos países da região, como México, Honduras e Haiti.

Rogério Lannes é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Saúde. É coordenador da Revista Radis Comunicação e Saúde da Fiocruz.

Romoaldo de Souza é jornalista pelo Centro Universitário de Ensino Superior de Brasília (Iesb), pós-graduado em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em Didático do Ensino Superior pela Faculdade Compacto de Educação (Icesp). É professor de Radiojornalismo e Edição de Áudio. Atualmente, é correspondente da Rede Católica de Rádio – RCR – e da Rádio Jornal do Commercio, em Brasília.
 

Serviço:
Edição Especial do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública: Comunicação Sem Fronteiras em Saúde
Data: 9 de agosto de 2012
Horário: das 8h às 12h45
Local: Auditório externo do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília – Avenida L3 norte, campus universitário Darcy Ribeiro, gleba A (atrás do Hospital Universitário de Brasília – HUB)    
Informações: 3329 4752