Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ciclo de Debates cancelado devido à greve da Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 6 de agosto de 2012

A FIOCRUZ Brasília informa que, devido à greve da Fiocruz iniciada em 6 de agosto, a edição especial do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública: Comunicação sem Fronteiras em Saúde foi cancelada. O evento estava previsto para o próximo dia 9, no Auditório Externo da FIOCRUZ Brasília.

Saiba mais sobre a greve

Os trabalhadores da Fiocruz vão paralisar suas atividades a partir desta segunda-feira (6/8). A decisão foi tomada em assembleia geral na quarta-feira (1/8), como parte do movimento que reivindica a valorização do servidor público, melhorias salariais e na carreira. O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) esclarece que a greve deve prosseguir até que o governo apresente uma proposta em atendimento às reivindicações da categoria. Aponta ainda que, desde o pagamento do último reajuste concedido aos servidores da Fundação, em 2009, houve uma desvalorização dos salários de cerca de 20%, o que acarretaria três anos de perdas salariais.

Os serviços essenciais, como os atendimentos médicos e a produção de vacinas e medicamentos, dentre outros em andamento, serão mantidos durante o período de greve, obedecendo regimes de plantão acordados com as diversas unidades da Fiocruz.

Negociações

Funcionários da Fundação, em todo o país, vêm fazendo paralisações progressivas desde a última semana de junho – o último período foi nos dias 10, 11 e 12 de julho. No último encontro da Asfoc com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 30 de julho, este sinalizou que uma proposta para todos os servidores só deverá ser apresentada entre os dias 13 e 17 de agosto.

O movimento dos servidores luta por avanços nos processos de negociação e a apresentação de propostas por parte do governo. Na pauta de reivindicações está a busca por uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios; definição da data-base em 1º de maio.

Fonte: Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN)