Ciclo de Debates cancelado devido à greve da Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 6 de Agosto de 2012

A FIOCRUZ Brasília informa que, devido à greve da Fiocruz iniciada em 6 de agosto, a edição especial do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública: Comunicação sem Fronteiras em Saúde foi cancelada. O evento estava previsto para o próximo dia 9, no Auditório Externo da FIOCRUZ Brasília.

Saiba mais sobre a greve

Os trabalhadores da Fiocruz vão paralisar suas atividades a partir desta segunda-feira (6/8). A decisão foi tomada em assembleia geral na quarta-feira (1/8), como parte do movimento que reivindica a valorização do servidor público, melhorias salariais e na carreira. O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) esclarece que a greve deve prosseguir até que o governo apresente uma proposta em atendimento às reivindicações da categoria. Aponta ainda que, desde o pagamento do último reajuste concedido aos servidores da Fundação, em 2009, houve uma desvalorização dos salários de cerca de 20%, o que acarretaria três anos de perdas salariais.

Os serviços essenciais, como os atendimentos médicos e a produção de vacinas e medicamentos, dentre outros em andamento, serão mantidos durante o período de greve, obedecendo regimes de plantão acordados com as diversas unidades da Fiocruz.

Negociações

Funcionários da Fundação, em todo o país, vêm fazendo paralisações progressivas desde a última semana de junho – o último período foi nos dias 10, 11 e 12 de julho. No último encontro da Asfoc com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 30 de julho, este sinalizou que uma proposta para todos os servidores só deverá ser apresentada entre os dias 13 e 17 de agosto.

O movimento dos servidores luta por avanços nos processos de negociação e a apresentação de propostas por parte do governo. Na pauta de reivindicações está a busca por uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios; definição da data-base em 1º de maio.

Fonte: Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN)