Menuidioma

Acordo entre Incra e Fiocruz estimula o uso de plantas medicinais e a geração de empregos

  • 7 de Outubro de 2015
Fiocruz1

Imagem portal.fiocruz.br

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fiocruz assinaram um acordo de cooperação técnica na última terça-feira (6/10). O objetivo é fomentar pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias e inovações no uso sustentável da biodiversidade, em especial em plantas medicinais, nas diversas fases da cadeia produtiva. A iniciativa visa também estruturar arranjos produtivos para a promoção da saúde e a geração de emprego e renda das famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental e a implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos.

O acordo atende ainda a uma reivindicação da Marcha das Margaridas – que reúne mulheres agricultoras, indígenas, quilombolas e sindicalistas -, já que viabiliza o escoamento das plantas medicinais e fitoterápicos produzidos pelo movimento.

Além da promoção de pesquisas na área, por meio da cooperação serão realizadas ações como treinamentos, cursos de capacitação, projetos de controle de qualidade e iniciativas voltadas para a redução do uso de agrotóxicos nos assentamentos e entornos.

Fonte: CCS/Fiocruz