Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema de Saúde da Venezuela

Estrutura

Venezuela possui uma população de 28.526 mil hab. (2019), PIB per capita de US$ 13.080 (2014) e as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 473.8 mortes por 100.000 hab. (2016). Em 2015, o total do gasto em saúde contabilizava 3.2% do PIB venezuelanoEm 2014, a metade dos venezuelanos não tinha nenhum seguro médico (50,6%), 22% estava filiado ao Instituto Venezuelano de Seguridade Social (IVSS), 4,7% era associado a outro regime contributivo público e 16,2% tinha seguro privado. O financiamento do sistema de saúde é privatizado e com gastos privados (out-of-pocket) entre os maiores do mundo.  

Sistema de Saúde é composto por dois subsistemas: o público e o privado. O Sistema Público Nacional de Saúde (SNPS) é composto pelas instituições vinculadas à Administração Pública cujo financiamento vem de recursos públicos: Ministério do Poder Popular para a Saúde, principal prestador de serviços de saúde. O IVSS, vinculado ao Ministério do Trabalho. O Instituto de Previsão e Assistência Social do Ministério da Educação e o Instituto de Assistência Social das Forças Armadas. O sistema privado: é composto por instituições privadas de crédito, cujo financiamento vem do pagamento direto do próprio bolso ou por companhias de seguros. 

Principais atores e instituições

O Ministério do Poder Popular para a Saúde (MPPS), órgão que governa o setor saúde na Venezuela, é responsável pelo desenvolvimento, formulação, regulação e monitoramento de políticas de saúde abrangentes. Possui uma estrutura de três Vice-Ministros: o Gabinete do Vice-Ministro das Redes de Saúde Coletiva, o Gabinete do Vice-Ministro das Redes de Serviços de Saúde e o Gabinete do Vice-Ministro dos Recursos da Saúde. O SPNS também é composto pelo Instituto Venezuelano de Seguridade Social, vinculado ao Ministério do Trabalho; o Instituto de Previsão e Assistência Social do Ministério da Educação e o Instituto de Assistência Social das Forças Armadas. 

O Plano Nacional de Saúde assume o Barrio Adentro como estratégia de construção da nova institucionalidade em saúde e articulação do SPNS, com um modelo de assistência integral e contínua, com ênfase na atenção ambulatorial integral de qualidade, familiar e comunitária, com cobertura universal e gratuita. No SPNS os serviços são organizados por meio de uma rede estratificada por níveis de complexidade onde todos os prestadores de serviços são articulados sob os princípios da reciprocidade, complementaridade, solidariedade e equidade. 

IVSS, órgão autônomo vinculado ao Ministério do Poder Popular para o Trabalho, foi criado para prestar serviços de saúde aos trabalhadores formais a nível nacional, seja no setor público ou privado, e às suas famílias, não obstante, por decisão do Executivo Nacional, que desde 2000 esta agência presta serviços de saúde a toda a população que o necessita. 

O Instituto de Previsão e Assistência Social do Ministério da Educação e o Instituto de Assistência Social das Forças Armadas são órgãos de administração descentralizados ligados ao Ministério do Poder Popular para a Educação e pela Defesa, respectivamente, que prestam serviços de saúde à população afiliada e suas famílias. 

Marcos legais

República Bolivariana da Venezuela; Estado Social de Direito e Justiça, Democrático e Federal – Território organizado em 23 estados, um distrito-capital (Caracas), unidades federais (mais de 300 ilhas) e 335 municípios e 1123 paróquias. O Poder Público está distribuído entre o Poder Municipal, o Poder Público e o Poder Nacional. 

Constituição Nacional em vigor: 1999 

Artigo 83º“A saúde é um direito social fundamental, obrigação do Estado, que a garantirá como parte do direito à vida. O Estado promoverá e desenvolverá políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida, do bem-estar coletivo e do acesso aos serviços. Todas as pessoas têm direito à proteção da saúde, bem como ao dever de participar ativamente de sua promoção e defesa, e de cumprir as medidas de saúde e saneamento estabelecidas pela lei…” 

Artigo 84º: “Para garantir o direito à saúde, o Estado estabelecerá, exercerá a reitoria e administrará um sistema público nacional de saúde, de natureza intersetorial, descentralizada e participativa, integrada ao sistema previdenciário, regido pelos princípios da gratuidade, universalidade, integralidade, equidade, integração social e solidariedade”. 

Princípios e valores: Solidariedade, universalidade, integridade, singularidade, participação cidadã, corresponsabilidade, gratuidade, equidade e relevância multiétnica, pluricultural e multilíngue na concepção e implementação de políticas, planos, serviços e programas de saúde. 

Referências 

Giovanella, Ligia, Oscar Feo, Mariana Faria, e Sebastián Tobar (Orgs). 2012. “Sistemas de Salud En SuraméricaDesafíos Para La Universalidad, La Integralidad y La Equidad.” Rio de Janeiro.  

Pan American Health Organization. 2019. “Core Indicators 2019: Health Trends in the Americas.” Washington, D.C.  

Roa, Alejandra Carrillo. 2018. “O Sistema de Saúde Na Venezuela: Um Paciente Sem Remédio?” Cadernos de Saude Publica 34 (3). https://doi.org/10.1590/0102-311×00058517.