Notícia publicada em:
“A realização do digital não consiste simplesmente nesta ou naquela tecnologia, tal como está orientada pelas atuais forças políticas e econômicas transnacionais e dominantes. Esta transformação realizada em nome da crítica ao digital será a própria realização da saúde digital, não mais como uma mercadoria embalada e importada ao gosto do consumidor”, declarou a secretária do Ministério da Saúde Ana Estela Haddad na abertura do simpósio, em 2 de outubro, na cidade de São Paulo.
É por meia da construção de uma nova concepção de saúde digital, orientada por valores éticos, culturais, técnicos, políticos e socioeconômicos, que Ana Estela destacou a importância da transformação digital no SUS para a população brasileira. Ela ainda ressaltou a necessidade de fomentar um pensamento crítico que desconsidere a saúde digital como uma oportunidade de negócio.
Confira no vídeo abaixo a fala da secretária:
Para o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES para a Saúde, a transformação digital no SUS vai além da sustentabilidade tecnológica e organizacional do Sistema, engloba também a sustentabilidade política do SUS. “Esse é um tema central neste processo de construção de uma consciência sanitária da saúde universal”.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, explicou que um dos maiores desafios para a transformação digital no SUS é direcionar o uso das inovações digitais como um meio de reforço para a construção de um sistema de solidariedade social. “Vamos ter uma saúde digital que reproduz e acirra a desigualdade e a exclusão ou vamos entrar em um mundo mais equânime e democrático?”, questionou.
O 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS foi uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).