Notícia publicada em:
Em um cenário mundial marcado por aceleradas transições, a exemplo das mudanças climáticas e do processo de digitalização global, quais são as principais ações de vigilância, prevenção e resposta a emergências em saúde pública promovidas atualmente no Brasil? Na quinta-feira (23/11), às 14h, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, debaterá essas questões no 26º Ciclo de Debates do Nethis. A atividade será transmitida ao vivo no YouTube.
Além das ações de monitoramento permanente dos cenários para controle de doenças, um dos destaques da exposição de Ethel Maciel será a estruturação do Centro de Inteligência Genômica (Cigen) no Brasil. A iniciativa busca aprimorar a identificação de variantes de patógenos circulantes no país, como também genes de resistência a antimicrobianos.
Na atividade, a secretária também abordará o resgate à cultura nacional de vacinação e as medidas desenvolvidas para fortalecer a resiliência da população ao impacto das mudanças climáticas sobre a saúde. Segundo Ethel Maciel, a ampliação da cobertura vacinal é uma agenda prioritária da pasta.
“É essencial fortalecer a nossa capacidade de prevenção e resposta a emergências em saúde. Altas coberturas vacinais, adaptação às mudanças climáticas e transformação digital são elementos-chave nesse percurso.”
Confira a composição da mesa de debate do quinto seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis:
Faça sua inscrição | Marque na Agenda Google |
Os inscritos que acompanharem o debate receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Participe!
Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.
Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br