Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisadores do NETHIS vão participar do 3º Encontro Nacional da ABRI

Notícia publicada em:

  • 18 de julho de 2011

Três trabalhos serão apresentados com o intuito de inserir gradualmente as temáticas da saúde na agenda de investigação e trabalho do campo das relações internacionais

A Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promoverá nos dias 20 a 22 de julho, em São Paulo, o 3º Encontro Nacional que tem como objetivo refletir sobre as mudanças e a redefinição da ordem internacional contemporânea no que se refere à sua governabilidade e ao papel dos atores sociais na construção desta ordem. O NETHIS participará do encontro com o objetivo de destacar a importância de uma reflexão no campo da saúde dentro do cenário das relações internacionais.

Com o artigo “Saúde e Integração Regional na América Latina”, os autores Alejandra Carrillo Roa, pesquisadora do NETHIS, e José Paranaguá de Santana, Coordenador do Núcleo, participarão do painel “Novos temas em Integração Regional”, coordenado por Marcos Costa Lima (UFPE) e debatido por Karina Mariano (UNESP). Alejandra participará ainda do mini curso “Os debates atuais sobre a Integração Regional na América do Sul”, ministrado por  Miriam Saraiva (UERJ).

“O trabalho visa analisar a evolução das iniciativas de cooperação em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina, abarcando aquelas de maior tradição, pela sua prolongada existência bem como a de mais recente criação. A sistematização de cada iniciativa inclui: a constituição, os arranjos institucionais, as dificuldades comuns e alguns exemplos de experiências bem-sucedidas, sendo que observam-se identidades entre as sub-regiões e apontam-se alguns questionamentos para a realização de futuras pesquisas”, explicou Alejandra.

“A reforma sanitária brasileira em perspectiva internacional: cooperação técnica e internacionalização do sistema de saúde brasileiro” é o segundo trabalho apresentado no 3º Encontro Nacional da ABRI. De autoria do bolsista do NETHIS, Carlos Henrique Paiva, o trabalho contextualiza a emergência de uma política internacional do Sistema Único de Saúde (SUS) como agenda comum da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Para tanto são explorados dois eixos contextuais: discuti-se as relações expressas no trinômio desenvolvimento – cooperação – saúde, de uma perspectiva internacional. Em seguida discutem-se os processos institucionais que proporcionam as orientações mais imediatas para a cooperação sul-sul em saúde com a participação brasileira e a OPAS.

“Procuramos desenvolver uma aproximação mais orientada para as temáticas e objetos do campo das relações internacionais com o intuito, em primeiro lugar, de produzir um espectro mais rico e complexo dos processos de constituição das políticas na área de saúde pública em nosso país. Em segundo lugar, nossa aproximação também tem em vista a inserção gradual das temáticas da saúde pública na agenda de investigação e trabalho do campo das relações internacionais. Trata-se, portanto, de um duplo movimento em que não se tem em vista a hegemonia de um campo de conhecimento sobre o outro, mas de encontro de perspectivas. É sob este prisma que avaliamos nossa participação no congresso da ABRI.”, contou Paiva.

A partir da perspectiva de que uma cooperação baseada na assistência técnica prestada pelos países desenvolvidos para países subdesenvolvidos já não é suficiente para explicar as ações e os atores que interagem na cooperação técnica internacional e que nos últimos anos o Brasil tem desempenhado um papel ativo no cenário internacional, resultado de sua inserção internacional e diretrizes de sua política externa, reconhece-se que a saúde é um instrumento valioso e estratégico para a cooperação técnica prestada pelo Brasil, o trabalho  “Breves considerações sobre a Cooperação Sul Sul em Saúde”, será o terceiro trabalho a ser apresentado no 3° Encontro da ABRI pela colaboradora do NETHIS e consultora da OPAS/OMS, Roberta Santos. “O estudo aborda pontos como:  quais os principais marcos históricos para a conceituação de Cooperação Sul-Sul?, quais são os valores e princípios da cooperação Sul-Sul?, como se compreende a cooperação Sul-Sul do Brasil em saúde?  e como se dá a cooperação Sul-Sul triangulada pela OPAS/OMS?”, explica Roberta.