Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde divulga trabalhos em seminário

Notícia publicada em:

  • 28 de julho de 2010

Com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, do assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Eduardo Botelho Barbosa, e do Representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Diego Victoria, foi inaugurado hoje (28 de julho de 2010) o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde. O evento também marcou a realização do seminário Perspectivas sobre Cooperação Sul-Sul, na Fiocruz, em Brasília, e a apresentação dos primeiros trabalhos do Núcleo de Estudos.

O Núcleo de Estudos é uma parceria entre a Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), e a Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), e conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS.

O objetivo do projeto é o de ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de capacitar pesquisadores. Instalado na Fiocruz/Brasília, o Núcleo de Estudos conta com o apoio institucional da Diretoria Regional de Brasília (Direb). Participaram do seminário alunos da Cátedra UNESCO de Bioética, professores e estudantes da UnB, pesquisadores da Fiocruz, consultores da OPAS/OMS e representantes da Academia de Medicina de Brasília.

Pronunciamentos

O Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria, salientou que estava muito feliz em ter participado da solenidade de inauguração do prédio da Fiocruz/Brasília (Direb), no início do ano, e retornar agora, poucos meses depois, para participar da divulgação de trabalhos científicos de uma ação apoiada pela Organização. Salientou também que a cooperação técnica apoiada pela OPAS se dá no âmbito sul-sul, de caráter bilateral, e também triangulada, de acordo com princípios éticos e democráticos.

Eduardo Botelho Barbosa, assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, falou da importância da cooperação sul-sul no âmbito da saúde e parabenizou a parceria firmada para a constituição do Núcleo de Estudos. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, salientou a importância do investimento público na área da pesquisa em saúde e na colaboração firmada entre a Universidade e a UnB, que já colhe resultados, como o lançamento do Núcleo de Estudos e a divulgação de trabalhos técnicos.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, salientou que o Núcleo de Estudos tem como foco assuntos instigantes e que busca a cooperação sul-sul realizada com respeito às diferenças e sem condiconalidades. Disse também que a saúde global tem vários aspectos, como a solidariedade, o uso de tecnologias, a bionanotecnologia, o comércio e outras variantes, e que as iniciativas técnicas são muito mais velozes que as iniciativas na esfera social. Gadelha concluiu seu pronunciamento afirmando que a Fiocruz espera muitos e bons resultados do Núcleo de Estudos e anunciou que outras parcerias serão firmadas com a UnB.

Programação

9h – Painel – Cooperação sul-sul em saúde: estudos de caso
Coordenador: Henri Jouval, assessor internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
José Paranaguá de Santana, coordenador do TC-41 – Programa de Cooperação Internacional em Saúde – OPAS/OMS: Um olhar sobre a cooperação sul-sul em saúde.
Fernando Pires-Alves, coordenador do Observatório História e Saúde, da Rede ObservaRH (Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz / Sgetes – MS / Opas – Brasil): Cooperação Técnica e Política Externa.
Alejandra Carrillo, consultora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde: Cooperação sul-sul em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina e do Caribe.

11h – Cerimonial de Inauguração
Paulo Gadelha, Presidente da Fiocruz.
José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UnB
Eduardo Botelho Barbosa, Assessor Especial para Assuntos Internacionais (AISA/MS)
Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Disponível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=1458&Itemid=643. Acesso em: 02/02/2011