Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nethis promove debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Notícia publicada em:

  • 20 de setembro de 2012

Edição de setembro do II Ciclo de Debates discutirá as possibilidades e limitações de cooperação que apontem para a redução das desigualdades das condições de saúde dependentes de ciência, tecnologia e inovação

Estão abertas as inscrições para a edição de setembro do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/UnB) no próximo dia 27, no Auditório Interno da FIOCRUZ Brasília. O debate será sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conquistas e obstáculos em um mundo sem fronteiras, e contará com a participação do professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, Moisés Goldbaum e do coordenador da Unidade de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde, Christophe Rerat.

O debate terá como foco o contexto das comunidades ou blocos de países que estão na pauta de prioridades do Brasil, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Brics. O objetivo é discutir as possibilidades e limitações de cooperação Sul-Sul que apontem para a redução das desigualdades das condições de saúde dependentes do desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação na saúde, tendo em vista as diferentes capacidades nacionais.

Para o coordenador do Nethis e assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), José Paranaguá, a dimensão ética da forma como o Brasil pensa a cooperação na área da saúde depende de como essa política é desenvolvida e pensada pelos gestores governamentais. “As relações de cooperação e inovação em determinadas áreas, especialmente na saúde, são estabelecidas pelas diferenças entre os países de maior e menor poder científico e tecnológico”, afirma Paranaguá, que será o coordenador da mesa.

O evento será realizado das 8h30 às 12h, é aberto ao público, e voltado para estudantes e profissionais das áreas da saúde, relações internacionais e bioética.

Faça sua inscrição aqui.

MOISÉS GOLDBAUM é médico, sanitarista, concluiu o doutorado em Medicina – Medicina Preventiva – pela Universidade de São Paulo em 1981. É professor-doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, do qual é docente desde 1970. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e representou a área de Saúde Coletiva na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desempenhou funções como consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde, em sua sede de Brasília, foi superintendente de desenvolvimento social do CNPq, coordenou o Instituto de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Sua produção intelectual concentra-se nas áreas de epidemiologia e ciência e tecnologia.

Fonte: Universidade de São Paulo.

CHRISTOPHE RERAT é doutor em Farmácia, graduado na França. Coordena a Unidade de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da Representação no Brasil desde setembro de 2008. No escopo de suas atribuições é gestor da cooperação técnica firmada com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, com a Agência de Vigilância Sanitária, Empresa Brasileira de Sangue e Hemoderivados e outras importantes instituições nacionais e internacionais. Tem experiência no campo de pesquisa e Fitoterápicos; Laboratório da Polícia Científica de Marseille (França). Atua há 11 anos no campo da Saúde Pública, com foco em Programas e Políticas de Medicamentos e Tecnologia da Saúde. Gerente responsável do armazém Central de Medicamentos, vacinas e insumos médicos para o Sistema Público no Haiti durante 4 anos. Profissional da OPAS/OMS desde 1997.

Fonte: portal da OPAS Brasil.

Serviço:
II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conquistas e obstáculos em um mundo sem fronteiras
Data: 27 de setembro de 2012
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Interno FIOCRUZ Brasília – Campos Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Gleba A, SC 4
Informações: (61) 3329-4752