Notícia publicada em:
A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) promove nos dias 8, 9 e 10 de maio o II Seminário de Saúde Pública do Distrito Federal, interfaces jurídicas. O Nethis/Fiocruz foi convidado a participar da mesa inaugural do evento que, neste ano tem como tema principal “A Saúde Pública na visão da Bioética e dos Tribunais”.
A conferência de abertura foi proferida pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, Cátedra Unesco de Bioética e Membro do International Bioethics Committee da Unesco, Volnei Garrafa, que destacou a situação do Brasil e da América Latina no contexto internacional da Bioética, salientando a importancia da questões sociais, ambientais e da saúde pública.
Em um segundo momento, o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Álvaro Ciarlini, evidenciou a subjetividade jurídica do direito à Saúde e a individualização das questões de saúde e sua relação com o judiciário.
O debate contou, dentre outras intervenções, com a participação do Secretário Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e do Chefe de Gabiente do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Sérgio da Silva Mendes.
Um aspecto relevante nas discussões girou em torno das situações de vulnerabilidade na saúde e a efetividade dos direitos fundamentais nesse campo.
O Seminário objetiva discutir nesses três dias os diversos aspectos da saúde pública, com enfoque na Bioética e no Direito, trazendo a análise seus múltiplos problemas, assim como possíveis soluções para minimizar os conflitos daí advindos.
Para mais informações sobre II Seminário de Saúde Pública do Distrito Federal, interfaces jurídicas, clique aqui.
NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde
Av. L3 Norte Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A SG 10, 3º andar, 70.904-130, Brasília, Brasil | Tel: (55 61) 3329-4666 | E-mail: [email protected]