Notícia publicada em:
Na quinta-feira, 24 de junho, os alunos apresentaram os seminários finais para a conclusão da disciplina sobre doenças negligenciadas, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília.
Divididos em grupos, os alunos abordaram questões políticas, científicas e sociais que evolvem o enfrentamento das doenças negligenciadas. A situação epidemiológica global desses agravos, as perspectivas para a produção de medicamentos negligenciados no Brasil e as dimensões éticas que envolvem agenda internacional para erradicação das doenças negligenciadas foram alguns das reflexões realizadas pelos discentes.
De acordo com o coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, o atual modelo de desenvolvimento industrial e tecnológico, baseado em estratégias de mercado e na globalização da economia, amplia as desigualdades entre populações e países, concentra riqueza e distribui miséria.
“Embora a capacidade de riqueza tenha aumentado no mundo inteiro, a desigualdade continua crescendo e apontando falhas que perpetuam as doença negligenciadas” – José Paranaguá de Santana, coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília.
A disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Interacional propõe estudos sobre temas diferentes a cada semestre, mas sempre sob o campo conceitual proposto pelo Núcleo de Estudos: a cooperação internacional como meio para a redução das desigualdades entre os povos. As sessões do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública fazem parte do programa oferecido pelo Nethis/Fiocruz Brasília.
Confira aqui os temas anteriores abordados na disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional.