Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nethis apresenta trabalhos em Portugal

Notícia publicada em:

  • 18 de julho de 2012

Pesquisadores participarão do VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética com estudos nas áreas de bioética e cooperação internacional em saúde, direitos humanos, saúde ambiental, informação em saúde e saúde global

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) apresentarão quatro trabalhos no VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética – Bioética e Responsabilidade Social em Saúde, realizado entre os dias 18 e 20 de julho, em Lisboa, Portugal. A programação do evento conta também com a realização do Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem e Bioética – Equidade e Responsabilidade Social em Enfermagem. “Esta é uma experiência que possibilita o intercâmbio de conhecimentos e fortalece as relações entre importantes atores da bioética lusófona”, afirma o pesquisador do Nethis, Thiago Cunha, que participou da última edição do evento em 2010, em Salvador, Bahia.

Em Portugal, Thiago irá apresentar a pesquisa Bioética e direitos humanos: uma aproximação histórica rumo à cooperação, que faz uma análise normativa de documentos e pactos no que se refere às práticas de cooperação internacional. “A bioética e os direitos humanos surgem no pós-guerra e afirmam que os seres humanos têm um mesmo valor comum, e que devem ser protegidos em suas vulnerabilidades. No entanto, a despeito da proximidade de valores, naquele momento, a bioética não fazia referência aos direitos humanos, e vice-versa”, explica. A pesquisa tem como co-autora Roberta de Freitas, pesquisadora do Nethis.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá, participará da mesa Bioética e Cooperação Internacional em Saúde, com o tema Bioética e Diplomacia em Saúde. Paranaguá comenta que a presença de pesquisadores do Nethis visa a fortalecer a perspectiva da bioética na análise do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Nossa intenção é ampliar a participação de outros países, como a África”, exemplifica. Além da mesa, Paranaguá apresenta a pesquisa Desenvolvimento sustentável, Saúde e  Bioética, também com co-autoria de Roberta de Freitas.

A pesquisadora do Nethis, Susana Damasceno, também fará uma apresentação sobre o trabalho Bioética e saúde ambiental: breves considerações de interdependência.  “Quando aceitamos que as questões ambientais garantem a sobrevivência do planeta, precisamos entender que a dignidade humana passa, necessariamente, pela dignidade da vida que não é humana”, afirma. A pesquisadora sustenta que é necessário estabelecer uma nova dinâmica entre seres humanos e o meio ambiente. “A ameaça ao meio ambiente é uma questão iminentemente ética. Depende de uma alteração de conduta”, conclui.

Confira aqui a programação do congresso.