Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Livro em espanhol da série Direito Achado na Rua é lançado na Opas

Notícia publicada em:

  • 17 de outubro de 2012

El Derecho desde la calle: Introducción critica al Derecho a la salud é o texto principal de curso à distancia voltado para a América Latina

Pesquisadores e gestores participaram do lançamento do livro El Derecho desde la calle: Introducción critica al Derecho a la salud –  sexto volume da série O Direito Achado na Rua – e do 1º Curso Internacional de Direito Sanitário no dia 15 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) em Brasília. Durante a cerimônia, o protagonismo da coordenadora do Programa de Direito Sanitário da FIOCRUZ Brasília (Prodisa), Maria Célia Delduque, na construção do escopo do curso e do livro foi ressaltado nas falas de todos os presentes. “Gostaria de destacar a liderança de Maria Célia, que é o espírito emblemático deste projeto”, disse o secretário-executivo do Conselho Nacional de Saúde e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, Márcio Florentino, que também é um dos organizadores da obra.

Participaram da mesa de lançamento Márcio Florentino, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, o representante da Opas/OMS, Félix Rígoli, o chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Swdemberguer Barbosa, o representante da Fiocruz e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá e a coordenadora Prodisa, Maria Célia Delduque.

Paranaguá, gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), estabelecido entre a Opas/OMS, a Fiocruz e o Ministério da Saúde, contou que, em 2007, quando descrevia o plano de trabalho de capacitação para cooperação internacional em saúde, conversou com Maria Célia e José Geraldo sobre o curso oferecido para o Ministério Público Federal. “Resolvi apostar nesse projeto, a segunda etapa se realiza hoje com um curso internacional e um livro que capacitará profissionais da Saúde e do Direito”, disse.

José Geraldo acredita que, com a internacionalização, o Direito Achado na Rua perderá em densidade, mas ganhará em difusão. “Perder em densidade não é um problema. É preciso enfrentar as questões da América Latina quanto à universalização do acesso à saúde e a base teórica para isso está pronta, é fundamental”.

Ele ressaltou que a integração entre a Fiocruz e a UnB ganhou consistência com a união do Direito Achado na Rua, do Direito Sanitário, da Saúde e dos Direitos Humanos. “Nossa relação é construída principalmente nas bases de valores comuns.” José Geraldo pontuou que foi durante a 8ª Conferência Nacional da Saúde, em 1986, o primeiro contato com o tema “saúde como direito de todos”, que mais tarde foi direito garantido na Constituição de 1988.

Swdemberguer Barbosa afirmou que a participação da sociedade civil organizada foi fundamental para a garantia dos princípios do Sistema Único de Saúde. “Participamos da construção de uma das histórias mais importantes do nosso país. Conquistamos o direito à saúde universal que só foi concretizado porque tivemos uma sociedade participativa.”

LIVRO – São 28 artigos escritos em espanhol por 53 juristas e sanitaristas de onze países. A publicação é resultado da parceria entre o Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB), a FIOCRUZ Brasília e a Opas/OMS e servirá como texto principal para o curso internacional a distância. O livro poderá ser acessado aqui. O curso tem 90 horas, todas à distância. A primeira turma se forma no fim de 2012.

Leia mais sobre o livro em:

http://www.fiocruz.br/fiocruzbrasilia/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1143&sid=6