Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inauguração do Mestrado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde da ENSP/Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 20 de abril de 2012

No dia 11 de abril, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz inaugurou o Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS) que é realizado em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e várias outras instituições, internas e externas, ligadas à Fiocruz.

O mestrado, coordenado pela pesquisadora Célia Almeida, tem por objetivo capacitar profissionais para analisar e discutir relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.  
O MPSG&DS é o primeiro curso da ENSP oferecido simultaneamente para alunos do Rio de Janeiro e de Brasília por meio da tecnologia de videoconferência, que permitirá gravar as aulas e, futuramente, disponibilizá-las em um repositório institucional de acesso aberto.
A sessão inaugural contou com a presença, no Rio de Janeiro, do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o Diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a Coordenadora do Mestrado e Pesquisadora, Célia Almeida e o cientista político e Professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Fiori, quem ministrou a aula sobre “Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira”. Em Brasília, estiveram presentes o Diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, o Coordenador do Projeto Nethis e Gerente do TC 41 OPAS-MS, José Paranaguá, a Coordenadora da Escola de Governo em Saúde da Fiocruz, Rose Marie Caetano e o Assessor de Relações Internacionais, Manoel Amorim.
Nas palavras de bem-vinda dadas pelas autoridades, foi destacado o papel da Fiocruz na política externa brasileira e seu alinhamento às iniciativas de Cooperação Sul-Sul. Além disso, foi ressaltado que o novo MPSG&DS será uma colaboração crítica a esse processo de cooperação, ao combinar o aprofundamento acadêmico com a experiência prática das questões sobre a saúde global e suas relações com a política externa brasileira.
O MPSG&DS tem um total de 30 alunos, dos quais 11 recebem aulas no Rio de Janeiro e 19 em Brasília. Estima-se que o curso finalize em abril de 2014.