Notícia publicada em:
É sob os enunciados da encíclica “Fratelli tutti” (Todos irmãos) do Papa Francisco, uma espécie de carta elaborada pelo pontífice a todos os bispos e fiéis, que o ciclo de Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde “José Roberto Ferreira” promoverá a próxima sessão de debate na terça-feira, 3 de novembro, às 10h.
Assista aqui à sessão dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde.
Participam do debate:
Moderação:
“A paz real e duradoura é possível só a partir de uma ética global de solidariedade e cooperação ao serviço de um futuro modelado pela interdependência” – Papa Francisco
Divulgada em 4 de outubro, a carta do pontífice critica a concepção de que o liberalismo econômico é a solução para todos os desafios da humanidade. Segundo o Papa, as políticas empregadas pelas nações devem se basear na dignidade da pessoa humana, e não apenas em questões financeiras. “O direito de alguns à liberdade de empresa ou de mercado não pode estar acima dos direitos dos povos e da dignidade dos pobres”, argumentou.
O pontífice defendeu a necessidade de uma reforma das Nações Unidas (ONU). “Lembro que é necessária uma reforma «quer da Organização das Nações Unidas quer da arquitetura económica e financeira internacional, para que seja possível uma real concretização do conceito de família de nações»”, disse. Entretanto, o Papa ressaltou a importância de impedir a deslegitimação da ONU, porque, segundo ele, a Organização foi concebida com a tarefa de promover o desenvolvimento e a soberania do Estados.
Leia aqui a íntegra da encíclica “Fratelli tutti” do Papa Francisco.