Comunidade lusófona de Bioética reafirma laços em Portugal

Notícia publicada em:

  • 2 de Agosto de 2012

Thiago Cunha e Susana Damasceno, pesquisadores do Nethis, fazem um breve relato sobre o VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética

Com o objetivo de compartilhar de forma construtiva, almejando o desenvolvimento da Bioética em contexto de língua portuguesa, terminou no último dia 20 de julho, o VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Lisboa, Portugal. Neste ano, o encontro trouxe o tema Bioética e Responsabilidade Social em Saúde, centrado em dois grandes pontos: acesso e cooperação em saúde.










José Roque (Brasil), Ana Jorge (Portugal), Aline Albuquerque (Brasil), Paulo Ferrinho (Portugal), Jorge Seixas (Portugal) e José Paranaguá (Brasil) Foto: Thiago Cunha

Nas sessões plenárias, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) esteve representado pelo o seu coordenador, José Paranaguá de Santana, que ministrou conferência na mesa intitulada Bioética e Cooperação Internacional em Saúde, onde foram debatidos desafios epistemológicos e normativos para a ética nos processos de cooperação internacional.

Durante as sessões plenárias, o Brasil também esteve representado por Cláudio Lorenzo, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Roberto D´Avilla, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Volnei Garrafa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, que ministrou sua palestra via teleconferência, entre outros partícipes da construção da bioética brasileira.

Entre os representantes portugueses, destacam-se, por suas reconhecidas contribuições ao desenvolvimento da Bioética lusófona, os nomes de Maria do Céu Patrão Neves, professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores, e Daniel Cerrão, professor jubilado da Faculdade de Medicina do Porto, que ministrou a conferência de encerramento.

O VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética foi uma oportunidade de partilha viva e crítica de reflexões por meio da participação nas sessões plenárias, de comunicações orais livres e de pôsteres. O próximo Encontro Luso-Brasileiro de Bioética será realizado em 2014, na cidade de Curitiba, em data a ser confirmada brevemente.