Emergências em saúde pública

Notícia publicada em:

  • 30 de outubro de 2024
Ciclo de Debates analisa enfrentamento das pestes à luz do regulamento sanitário internacional

Os desafios enfrentados pela comunidade internacional para conter a disseminação de doenças infecciosas e as implicações dessas emergências para os sistemas nacionais de saúde serão discutidos no quarto seminário sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde em 7 de novembro, a partir das 14h.

Serão abordadas as medidas internacionais já implementadas para o enfrentamento de novas pandemias e surtos emergentes, destacando tanto os avanços quanto os seus desafios. A análise se estenderá à adaptação das diretrizes internacionais às realidades locais, reforçando a necessidade de sistemas de vigilância integrados e robustos.

Confira a composição da mesa de debates:

Avanços e Obstáculos no Cenário Internacional
Deisy Ventura
Professora titular da Universidade de São Paulo (USP); vice-coordenadora do PPG em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP); e vice-diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP)
Implicações para a Vigilância em Saúde nos Contextos Nacionais
Eduardo Hage Carmo
Consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília; consultor ad hoc da Organização Mundial da Saúde (OMS); e professor da Escola de Governo Fiocruz – Brasília
Gerson Penna
Consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília e professor do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB)

 

Esse seminário será realizado exclusivamente no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Nethis no YouTube.

Faça aqui sua inscrição

O 28º Ciclo de Debates do Nethis integra a programação realizada em cooperação interinstitucional com o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (NMT/UnB) e com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

Mais informações: (61) 3329-4661 | [email protected].