Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dissertação sobre área temática da BVS é selecionada para apresentação no 9º CRICS

Notícia publicada em:

  • 14 de setembro de 2012

Pesquisadora apresentará estudo sobre a área temática de Bioética e Diplomacia em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), gerenciada pelo Nethis, em Congresso nos Estados Unidos, realizado entre 22 e 24 de outubro

Dissertação de mestrado que analisa a área temática de Bioética e Diplomacia em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), gerenciada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), é um dos trabalhos selecionados para apresentação no 9º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9), que será realizado entre os dias 22 a 24 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), em Washington, nos Estados Unidos.

O trabalho Oferta e Demanda de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde é de autoria da pesquisadora e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Tyara Kropf. A pesquisa tem como objetivo descrever a oferta de informação da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde em relação à demanda por informação pela comunidade de pesquisadores do Nethis. O trabalho identificou alguns aspectos que necessitam ser aprimorados – como a organização da distribuição da informação do web site, por exemplo – e considerou inovadora a inciativa do Núcleo em criar e gerenciar uma Biblioteca Virtual temática. A pesquisa destacou ainda o papel da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde como espaço de integração entre atores sociais de diversas áreas, que organiza e disponibiliza informação gerada pelas pesquisas científicas que relacionam bioética, relações internacionais e saúde pública.

Segundo a pesquisadora, a escolha do tema foi baseada na relevância da literatura especializada em Bioética e Diplomacia em Saúde. Para Kropf, é muito importante o desenvolvimento desta área, e a BVS é a maior disseminadora deste crescimento. O conteúdo disponível na internet é gratuito e aberto a qualquer tipo de público. A biblioteca também disponibiliza um catálogo de sites específicos da área.
O estudo aponta que os pesquisadores utilizam basicamente a bases de dados, ou seja, a literatura selecionada sobre o tema de Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais. Segundo a pesquisa, o objetivo geral dos acessos é subsidiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e se manter informado sobre novos documentos na área.

A área temática Bioética e Diplomacia em Saúde da BVS foi criada em julho de 2011. A pesquisadora participou da fase de concepção, planejamento e implantação da biblioteca, que tem por objetivo disponibilizar informações que atendam aos requisitos de qualidade e confiabilidade, melhorar a disponibilidade de informação, compartilhar conhecimento científico e ampliar os debates sobre o tema da bioética. No entanto, a pesquisa identificou que é necessário aprimorar a ferramenta em alguns aspectos, como a forma de divulgação de novos documentos inseridos no acervo. As alternativas propostas contemplam desde a criação do serviço de disseminação seletiva por e-mails, utilizado como instrumento de difusão da informação, à inserção de notícia destaque na página principal do site da BVS temática e à divulgação no site do Nethis. A dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em julho de 2012.

Tyara afirma que a expectativa é que o aprimoramento da ferramenta seja feito em parceria com o Nethis. “A plataforma tem pouco mais de um ano, ainda é muito nova, por isso algumas produtos precisam ser melhoradas para uma qualidade ainda maior”. O coordenador do Nethis, José Paranaguá, diz que todas as recomendações feitas pela autora serão aproveitadas. “Vamos incentivar a publicação de estudos e análises que ela fará a partir de sua dissertação do mestrado”, acrescenta. Para ele, a BVS temática do Núcleo de Estudos só tem a ganhar com o trabalho efetuado.

9º CRICS
O 9º Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde (CRICS9) é um fórum aberto para discussão de assuntos relevantes para a Saúde Pública nas Américas, organizado em cinco temáticas: informação para a decisão em saúde; estratégias e políticas públicas; tecnologias de informação e comunicação; telessaúde; e desenvolvimento de capacidades.

O CRICS9 implica em três dias de atividades compostas por palestras, mesas redondas, painéis e workshops. É realizado logo após a 6ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), por meio do Centro Especializado, BIREME, que também coordena o Comitê Científico do evento.

A série CRICS começou em 1992, aproveitando a reunião de representantes dos 37 países que integravam o Sistema Latino-Americano de Informação em Saúde, atualmente, a Rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nasceu como um congresso inovador nos campos de informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias de informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde.

Fonte: http://www.crics9.org/pt/.

PERFIL –
Tyara Kropf é mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização em Gestão de Negócios (Uneb) e bacharel em Biblioteconomia (UnB). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis). Atualmente, é servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, lotada no Gabinete da Subsecretaria de Modernização de Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora. Desenvolve atividades de consultoria na área de Gestão da Informação, Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação.