Crise Climática: as velhas e novas pestes

Notícia publicada em:

  • 24 de setembro de 2024
Quais respostas necessárias?

O terceiro seminário sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde, em 3 de outubro, das 14h às 16h, aprofundará a discussão sobre como os fatores sociais e as transformações climáticas podem moldar o surgimento e a proliferação de doenças, muitas delas associadas a surtos e epidemias ao longo da história.

Com o aumento das queimadas e da fumaça nas cidades, agravadas pelas altas temperaturas e seca prolongada, o tema ganha ainda mais relevância. Estratégias intersetoriais que integrem políticas ambientais, sociais e econômicas têm um papel central no enfrentamento das “velhas e novas pestilências”.

Confira a composição da mesa:

Enfrentamento às emergências de saúde pública no Sul global
Gustavo Matta
Coordenador do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz
Desafios das mudanças climáticas e saúde no Sul global. O que há de novo?
Christovam Barcellos
Pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz
Maurício Barreto
Coordenador científico do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia)

Esse seminário será realizado exclusivamente no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Nethis no YouTube.

Faça aqui sua inscrição

O 28º Ciclo de Debates do Nethis integra a programação realizada em cooperação interinstitucional com o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (NMT/UnB) e com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

Mais informações: (61) 3329-4661 | [email protected].