Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Determinação Social em Saúde foi tema de Ciclo de Debates

Notícia publicada em:

  • 27 de outubro de 2011

O marco conceitual e a análise de dados sobre os Determinantes Sociais da Saúde foram destaques da apresentação do Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, na edição de outubro do I Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) na FIOCRUZ Brasília, no dia 27 de outubro.

Jarbas Barbosa explicou que a determinação social da saúde constitui um tema bastante amplo, cuja importância e reconhecimento tem se ampliado nas ultimas década e, por isso mereceu destaque para a realização de uma Conferência da Organização Mundial da Saúde, realizada no Rio de Janeiro nos dias 19 a 21 de outubro de 2011. E reconheceu a relevância da abordagem proposta nesse debate do NETHIS, pois “esse é um tema para tratar de injustiças na esfera da saúde”.

Para o coordenador do NETHIS e consultor da OPAS, José Paranaguá de Santana, esse assunto encontra-se na ordem do dia das relações internacionais, como demonstra o documento final aprovado na Conferência (“Rio Political Declaration on Social Determinants of Health”), ao enfatizar a necessidade de fortalecer a cooperação internacional e a governança global e lançar um chamado mundial em prol desses objetivos.

A sessão de debates do NETHIS contou com a participação do Gerente da Àrea de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Félix Rigoli, que ressaltou a propriedade dos conceitos e análises abordados pelo conferencista, de forma a refletir a posição do Brasil no contexto das relações multilaterais e da cooperação internacional, no marco dos postulados aprovados na Conferência do Rio.

Na abertura dos trabalhos dessa edição do I Ciclo de Debates, o diretor da Fiocruz Brasília e diretor-executivo da Escola de Governo em Saúde (EGS), Gerson Penna, expressou a satisfação em receber os participantes e convidados, exaltando a pertinência e oportunidade do tema em pauta.

Saiba mais sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais em Saúde, no Rio de Janeiro.