Notícia publicada em:
Em junho passado, Marcelo Medeiros, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicou na Revista PIAUÍ um artigo intitulado “O Mundo é o Lugar mais Desigual do Mundo”, tema da próxima sessão do VII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, dia 20 de outubro de 2016. A mesa será coordenada por Neilton de Oliveira, diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, às 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília.
Inscrições aqui. A Escola Fiocruz de Governo emitirá certificado de participação aos presentes. Excepcionalmente não haverá gravação desta palestra.
O artigo – que é uma amostra do que se pode esperar para o próximo encontro do Ciclo de Debates – revela, em linhas gerais, o enfraquecimento dos Estados nacionais devido ao poder e riqueza concentrado em um pequeno grupo de pessoas no mundo. Esse poder restrito acaba por definir a pesquisa científica, por exemplo. Medeiros afirma que a desigualdade pode chegar a representar uma ameaça à democracia. O texto traz uma análise do livro “Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization” (Desigualdade Global: Uma Nova Abordagem para a Era da Globalização), do economista Branko Milanovic, especializado em desigualdade, professor da Universidade da Cidade de Nova York.
Serviço:
VII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema: O Mundo é o Lugar mais Desigual do Mundo
Palestrante: Marcelo Medeiros, pesquisador do Ipea e da Universidade de Brasília.
Coordenador de mesa: Neilton de Oliveira, diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.
Data: 20/10/2016.
Hora: 8h30.
Local: Auditório Interno, Fiocruz Brasília, campus Darcy Ribeiro.
Informações: 61 3329 4662.