Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Debate aborda os desafios éticos para a saúde internacional

Notícia publicada em:

  • 22 de junho de 2012

Inscrições abertas para a edição de junho do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado no próximo dia 28

Como a bioética brasileira repercute no campo internacional, observando que o seu delineamento é bastante diferente dos Estados Unidos, local de origem da disciplina? Esse é o ponto de partida da pesquisadora Dora Porto, editora executiva da Revista Bioética do Conselho Federeal de Medicina (CFM), convidada do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. O assunto será debatido por Félix Rígoli, gerente de Sistemas de Saúde e coordenador da Unidade Técnica de Recursos Humanos Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde no Brasil (OPAS/OMS).

O tema desta edição do Ciclo de Debates é Desafios Éticos para a Saúde em Perspectiva Internacional, que acontece em 28 de junho, às 8h30, no Auditório Interno da FIOCRUZ Brasília. O Ciclo de Debates, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.

Dora Porto conta que vai abordar em sua palestra o histórico da bioética brasileira, que está se consolidando de uma maneira bastante acelerada, principalmente na última década e ganhando o apoio dos países da América Latina. “Um exemplo é a bioética da intervenção, que defende a ampliação dos dilemas bioéticos ao campo social, e não apenas àqueles restritos aos consultórios médicos ou atrelados apenas à assinatura de um termo de consentimento. Vou passar também pelo aspecto dos desdobramentos da nossa bioética brasileira no campo internacional”, explica a pesquisadora.

Félix Rígoli vai falar sobre os dilemas da cooperação internacional num contexto das disparidades crescentes entre países e ao mesmo tempo de novas oportunidades de cooperação com benefícios mútuos. “Comentarei também sobre o perfil de um mundo mais multipolar e os novos atores dentro das agendas internacionais, assinalando, por exemplo, com o maior interesse internacional pela inclusão universal no acesso aos serviços de saúde e as implicâncias para os mercados farmacêuticos e de tecnologia em saúde”, conta.

Para Thiago Cunha, pesquisador do Nethis e coordenador desta edição do Ciclo de Debates, Dora Porto é uma referência importante no campo da bioética latino-americana, especialmente por sua contribuição na construção da chamada Bioética de Intervenção. “No Ciclo de Debates, o seu olhar teórico desde as ciências sociais para os problemas da saúde deverá propiciar um instigante debate com o Dr. Félix Rígoli, reconhecido por experiência prática no campo da saúde internacional”, afirma.

Conheça mais os debatedores:

Dora Porto é antropóloga e doutora em Ciências da Saúde. Editora executiva da Revista Bioética do Conselho Federeal de Medicina. Assessora da Rede Latino-americana e do Caribe de Bioética da Unesco (Redbioética).

Félix Rígoli é gerente da Área de Sistemas de Saúde e Coordenador da Unidade Técnica de Recursos Humanos – OPAS/OMS Brasil, coordena também as áreas de Serviços de Saúde, Medicamentos, Tecnologia e Inovação em Saúde. Atuou como assessor para as Américas em Washington, na coordenação da Rede de Observatórios de Recursos Humanos das Américas.

II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública

O II Ciclo de Debates do Nethis ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, às 8h30, na FIOCRUZ Brasília. Neste ano, estão previstas mais cinco edições que tratarão, por exemplo, sobre Rio+20, cooperação sul-sul, ciência, tecnologia e inovação em saúde.


Serviço:

II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública

 

Tema: Desafios éticos para a saúde em perspectiva internacional
Data: 28/06/2012
Hora: 8h30
Local: Auditório interno do Bloco Educacional, 1° andar, Fiocruz Brasília – Avenida L3 norte, campus universitário Darcy Ribeiro, gleba A (atrás do Hospital Universitário de Brasília – HUB)
Contato: 3329 4752