Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenador do Nethis participará do Encontro às Quintas da Casa de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro

Notícia publicada em:

  • 8 de setembro de 2012

José Paranaguá abordará as dimensões bioéticas da cooperação sul-sul em saúde

No próximo dia 13 de setembro, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá, é o convidado do Encontro às Quintas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Fiocruz, na Casa Oswaldo Cruz (COC). Paranaguá ministrará a palestra Cooperação sul-sul em saúde – a perspectiva bioética, que será debatida pelo coordenador-técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/UNASUL), Henri Jouval.

“A união da Bioética com a Saúde Pública e a Diplomacia, temas pesquisados pelo Nethis, pode contribuir para a redução das desigualdades e injustiças relacionadas às condições de vida e saúde entre diferentes países. Equidade e justiça na cooperação internacional em saúde passam pela confluência dessas três áreas”, defende Paranaguá. Ele ressalta a importância da Bioética da Intervenção ante as consequências indesejáveis do avanço científico e tecnológico que separam as nações em diferentes patamares de desenvolvimento.

O Encontros às Quintas acontece quinzenalmente e apresenta palestras de professores e pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior, que desenvolvem pesquisas nas temáticas da História das Ciências e História da Saúde. Os encontros são abertos ao público. Sala 407, Prédio da Expansão, às 10h.

José Paranaguá de Santana é médico, especialista em Saúde Comunitária, mestre em Medicina Tropical e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Homenageado com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz. Titular da Academia de Medicina de Brasília. Foi consultor da OPAS/OMS e dirigente de órgãos federais de saúde – INAMPS/MPAS e MS. É pesquisador associado do NESP/CEAM/UnB. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Bioética de Diplomacia em Saúde (FIOCRUZ/UnB/OPAS). É assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ/Diretoria de Brasília.

Henri Eugene Jouval Junior é médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e representante da OPS/OMS na Argentina, no México e no Chile. Publicou 95 trabalhos e recebeu do Ministério da Saúde do Brasil as medalhas Oswaldo Cruz e Ordem ao Mérito. É coordenador-técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/UNASUL).