Notícia publicada em:
O consultor sênior do Nethis Gerson Penna foi indicado, em 12 de setembro, para integrar a equipe de especialistas do Comitê Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia (STAG-IH, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O STAG-IH (sigla em inglês do Comitê) elabora análises independentes e aconselha a OMS sobre enfermidades infecciosas que representam ameaças à segurança da saúde global.
“É uma enorme honra ser indicado para compor o STAG-IH. Vou trabalhar para que o nosso grupo avance na elaboração de estratégias eficazes e ações prioritárias em vigilância, com intuito de criar mecanismos concretos de prevenção e controle de riscos infecciosos globais com potencial epidêmico e pandêmico. Espero que os nossos encontros sejam uma oportunidade para agregar diferentes ideais em prol da equidade da saúde no mundo”, afirma Penna.
“Foi uma indicação honrosa para a Fiocruz como instituição nacional e, em especial para o Nethis/Fiocruz Brasília”, ressalta o coordenador desse Núcleo de Estudos, José Paranaguá de Santana, ao considerar a contribuição de Gerson Penna para “a implantação e consolidação de nosso Observatório sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades”.