Notícia publicada em:
A renovação da parceira da Fiocruz com o Instituto Pasteur é um dos destaques da edição de julho do Boletim do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. O acordo de cooperação foi assinado no dia 11 de junho, na sede do Instituto, em Paris. Com a parceria, as instituições comprometem-se a seguir legislações e acordos internacionais relacionados à pesquisa biomédica utilizando pacientes humanos, incluindo legislações e acordos sobre pesquisas clínicas, uso de dados e a nova Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o diretor do Pasteur, Stewart Cole, assinam acordo de cooperação em Paris. Foto: Instituto Pasteur
Também ganhou espaço na publicação a visita do rei dos povos iorubá, Ooni de Ifé, que atende pelo nome de Oba Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi. O rei demonstrou-se interessado na troca de conhecimentos tradicionais, especialmente sobre ervas e medicamentos fitoterápicos, e no aprendizado de estratégias de saúde comunitária. Outro destaque foi o papel da diplomacia em saúde como ferramenta de integração regional na América Latina, tema do artigo dos pesquisadores da Fiocruz Paulo Buss e Sebatián Tobar, publicado na edição de abril da Oxford Research Encyclopedia on Global Public Health.
Leia a íntegra do Boletim.
NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde
Av. L3 Norte Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A SG 10, 3º andar, 70.904-130, Brasília, Brasil | Tel: (55 61) 3329-4666 | E-mail: [email protected]