Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comunidade lusófona de Bioética reafirma laços em Portugal

Notícia publicada em:

  • 2 de agosto de 2012

Thiago Cunha e Susana Damasceno, pesquisadores do Nethis, fazem um breve relato sobre o VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética

Com o objetivo de compartilhar de forma construtiva, almejando o desenvolvimento da Bioética em contexto de língua portuguesa, terminou no último dia 20 de julho, o VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Lisboa, Portugal. Neste ano, o encontro trouxe o tema Bioética e Responsabilidade Social em Saúde, centrado em dois grandes pontos: acesso e cooperação em saúde.










José Roque (Brasil), Ana Jorge (Portugal), Aline Albuquerque (Brasil), Paulo Ferrinho (Portugal), Jorge Seixas (Portugal) e José Paranaguá (Brasil) Foto: Thiago Cunha

Nas sessões plenárias, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) esteve representado pelo o seu coordenador, José Paranaguá de Santana, que ministrou conferência na mesa intitulada Bioética e Cooperação Internacional em Saúde, onde foram debatidos desafios epistemológicos e normativos para a ética nos processos de cooperação internacional.

Durante as sessões plenárias, o Brasil também esteve representado por Cláudio Lorenzo, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Roberto D´Avilla, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Volnei Garrafa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, que ministrou sua palestra via teleconferência, entre outros partícipes da construção da bioética brasileira.

Entre os representantes portugueses, destacam-se, por suas reconhecidas contribuições ao desenvolvimento da Bioética lusófona, os nomes de Maria do Céu Patrão Neves, professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores, e Daniel Cerrão, professor jubilado da Faculdade de Medicina do Porto, que ministrou a conferência de encerramento.

O VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética foi uma oportunidade de partilha viva e crítica de reflexões por meio da participação nas sessões plenárias, de comunicações orais livres e de pôsteres. O próximo Encontro Luso-Brasileiro de Bioética será realizado em 2014, na cidade de Curitiba, em data a ser confirmada brevemente.