Notícia publicada em:
Estão abertas as inscrições para a próxima sessão do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública sobre a “Regulação internacional de Tabaco”, no dia 30 de agosto, a partir das 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília. O coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo do Instituto de Doenças do Tórax, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto José de Araújo, e a diretora executiva presidente da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns, são os palestrantes convidados. O assessor da Fiocruz Brasília Agenor Álvares da Silva, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), coordenará a mesa.
Inscreva-se gratuitamente aqui. Os presentes receberão certificado de participação, emitido pela Escola Fiocruz de Governo.
As perspectivas políticas e sociais referentes ao controle do tabaco e as ações estabelecidas pelo governo no que diz respeito à implementação da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CQCT/OMS) serão abordadas pelos palestrantes durante o debate. Considerada um marco histórico para a saúde pública global, a CQCT/OMS dispõe sobre medidas para a redução da epidemia do tabagismo em proporções mundiais, abordando temas como propaganda, publicidade e patrocínio, comércio ilegal, impostos, entre outros.
Araújo ressalta o protagonismo do Brasil na negociação do texto, contribuindo nas demandas diplomáticas e nos aspectos técnicos-jurídico. A CQCT/OMS entrou em vigor em fevereiro de 2005, com 168 países signatário, sendo o primeiro tratado internacional de saúde pública da humanidade. Acesse a íntegra da Convenção-Quadro.
Para ele, o país tem avançado frente aos compromissos assumidos perante a Convenção-Quadro de Controle do Tabaco, porém, há um longo caminho a seguir, especialmente, quanto à promoção de alternativas economicamente viáveis para cultivadores de fumo. “O Brasil é o segundo maior produtor de fumo do mundo e o maior exportador”, alertou. De acordo com Araújo, o Brasil precisa aprimorar suas políticas de combate ao plantio do fumo, incentivando, por exemplo, a diversificação de culturas, a fim de impulsionar a quebra da cadeia produtiva da indústria do tabaco.
AGENDA – As atividades do IX Ciclo de Debates deste semestre acompanham os temas do Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, projeto coordenado pelo Nethis.
CICLO DE DEBATES – O IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis.