Ciclo de Debates aborda a Cooperação Sul-Sul no início do século XXI

Notícia publicada em:

  • 24 de Agosto de 2012

Inscrições abertas para o II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado em 30 de agosto. Professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB, José Sombra Saraiva, e o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Votal Corrêa Lima, são os convidados

Sob tema Cooperação Sul-Sul no Início do Século XXI: cenários, possibilidades e precauções, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/UnB/Opas) promove, no próximo dia 30, a edição de agosto do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. As inscrições estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas no site do Nethis e da FIOCRUZ Brasília. Faça aqui.

O encontro reúne o professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Irel/UnB), José Flávio Sombra Saraiva, e o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Corrêa Lima. O coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, fará a mediação do debate.
Vital fará uma apresentação sobre “Aspectos relacionados à Saúde e à Bioética” e falará sobre as questões éticas e bioéticas comuns aos países participantes da cooperação sul-sul que, segundo ele, possuem ligações culturais, sociais e morais. “Trata-se de tema relevante aos aspectos éticos da prática médica com caráter de patrimônio público e universal da humanidade, no qual se conciliam interesses individuais e coletivos. Portanto, um espaço de discussão das relações estabelecidas na assistência à saúde no eixo sul-sul”.

A palestra de Sombra Saraiva tem como tema “A cooperação internacional: do Norte-Sul”. Durante a apresentação, o professor fará um histórico sobre a formação da cooperação internacional, falará sobre as relações internacionais do mundo contemporâneo e o novo paradigma de cooperação entre países em desenvolvimento.  Os novos cenários da cooperação internacional, que apresentam o surgimento de novos campos como a diplomacia e a saúde pública na cooperação Sul-Sul, além da atuação do Brasil em cooperações com a África e países da América Latina também serão abordados na palestra.

Cooperação Sul-Sul

A Cooperação Sul-Sul é um mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil (Pnud) reconhece que a existência de laços históricos e geográficos favorece o ambiente para que importantes lições de desenvolvimento possam ser aprendidas com a Cooperação Sul-Sul.
Fonte: http://www.pnud.org.br/CooperacaoSulSul.aspx

Conheça os palestrantes

Carlos Vital Corrêa Lima é clínico geral, pós-graduado em Medicina Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) entre 2005 e 2008. É membro da Academia Pernambucana de Medicina, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. No Conselho Federal de Medicina contribuiu com as discussões nas Comissões de Recadastramento, de Revisão Eleitoral e de Revisão do Código de Ética Médica, como representante do Nordeste. Na atual diretoria, como 1º vice-presidente, é responsável por coordenar o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas. (Com informações do portal do CFM).

José Flávio Sombra Saraiva é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel/UnB). É mestre em História pelo El Colegio de México, doutor em Humanidades – pela The University of Birmingham (Reino Unido) – e pós-doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Dirige o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI). É vice-presidente da Comissão Internacional de História das Relações Internacionais (CHRI), vinculada ao Comitê Internacional de Ciências Históricas. É colunista mensal nos jornais Correio Braziliense (Brasília) e O Povo (Fortaleza). (Com informações do currículo Lattes)

Serviço:

II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema: Cooperação Sul-Sul no Início do Século XXI: cenários, possibilidades e precauções
Data: 30/08/2012
Hora: 8h30
Local: Auditório interno do Bloco Educacional, 1° andar, Fiocruz Brasília – Avenida L3 norte, campus universitário Darcy Ribeiro, gleba A (atrás do Hospital Universitário de Brasília – HUB)    
Contato: 3329 4752