Notícia publicada em:
Foi concluída nesta quinta-feira (07/12) mais uma edição da disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde, promovida pelo Nethis no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Neste semestre, os alunos exploraram os desafios éticos a serem superados na aplicação das inovações digitais nas políticas e programas de prevenção e controle em saúde pública.
As discussões abordaram os dilemas relacionados à equidade no acesso às tecnologias digitais, de modo a garantir que tais avanços não ampliem as disparidades existentes no cenário da saúde. Foram analisados casos práticos e propostas de soluções que promovam uma incorporação ética e inclusiva das inovações digitais.
Em seus trabalhos finais, os estudantes demonstraram engajamento na aplicação dos conceitos explorados, evidenciando a relevância da disciplina na formação de profissionais e gestores da saúde capacitados para enfrentar os complexos desafios associados à interseção entre inovação digital e saúde pública.
Essa disciplina do mestrado profissional da Escola de Governo da Fiocruz Brasília é ministrada de modo integrado com os seminários do Ciclo de Debates do Nethis. A cada semestre, aborda temas diferentes sob o prisma da análise crítica das políticas e das práticas da cooperação internacional como meio para a redução das desigualdades em saúde.
NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde
Av. L3 Norte Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A SG 10, 3º andar, 70.904-130, Brasília, Brasil | Tel: (55 61) 3329-4666 | E-mail: [email protected]