Palestra sobre os 40 anos do Plano de Ação de Buenos Aires (PABA), ministrada pelo diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, está disponível para acesso aqui.
“Nós estamos em um momento de tamanha crise conceitual que buscamos em referências do passado a tentativa de suprir uma falta de ética descabida nas relações internacionais de hoje”, afirmou Buss durante a sessão de 11 de abril do X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília.
O PABA é considerado o primeiro esforço coletivo para sistematização da cooperação para o desenvolvimento entre países do Sul global. O documento surgiu da Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD) realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 1978. A cooperação técnica para o desenvolvimento é um amplo marco de colaboração entre os países do Sul nos domínios político, social, econômico, cultural, ambiental e técnico.