Notícia publicada em:
O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana, convidou a nova chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde do Ministério da Saúde (AISA/MS), Thaísa Góis Lima, para compor a mesa de abertura do X Ciclo de Debates, durante visita realizada na terça-feira, 29 de janeiro. Neste ano, a primeira sessão de debates acontecerá em 21 de março, a partir das 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília.
A possibilidade de parceria em projetos de ensino com a AISA/MS foi avaliada durante a reunião. Da atualização profissionalizante ao mestrado profissional, a Fiocruz Brasília oferece opções de cursos à distância e presenciais com conteúdos e metodologias desenvolvidas para cada tipo de formação.
Em 2018, o Nethis ofereceu a disciplina “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde” no Mestrado Profissional em Saúde da Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília). Por meio de acordos de cooperação, a disciplina foi compartilhada com alunos da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e das universidades argentinas: Universidade Nacional Arturo Jauretche (Unaj); Universidade Nacional de Avellaneda (Undav); e Universidade Nacional de La Matanza (Unlam).
“Para nós do Ministério da Saúde será sempre um prazer trabalhar com a Fiocruz no campo da formação em saúde, especialmente, no que diz respeito à diplomacia em saúde”, afirmou a chefe da AISA/MS.