Notícia publicada em:
Inscreva-se AQUI.
Fiocruz promove debate “Cobertura Universal de Saúde versus Sistema Universal de Saúde”
Para debater a Cobertura Universal de Saúde e o Sistema Universal de Saúde, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz) promove sessão do VI Ciclo de Debates, no dia 30 de abril, em colaboração com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e o Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui. A Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília emitirá certificado de participação aos presentes.
Participarão como palestrantes o economista do Banco Mundial, André Médici, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Uruguai, Eduardo Levcovitz, e a presidente da APSP, Marília Louvison, docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A coordenação da mesa será da presidente da SBB, Regina Parizi.
Nos últimos anos, Organização Mundial da Saúde e outros organismos internacionais têm promovido o debate sobre as vantagens de implantar a Cobertura Universal de Saúde, como proposta de inclui-la entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pós-2015. No Brasil, diversas instituições de saúde estão firmes em defesa da permanência do Sistema Único de Saúde (SUS).
A principal diferença entre as duas propostas está na integralidade da assistência. A proposta de Cobertura Universal prevê um limite para gastos em saúde e, quando for necessário extrapolar o limite, o cidadão deverá arcar com recursos próprios, comprando do setor privado. O SUS prevê o atendimento irrestrito, do início ao fim, sem desembolso adicional por parte das pessoas, como assegurado na constituição brasileira: saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.
As palestras apresentarão as diferentes visões e as disputas políticas que compreendem o debate sobre cobertura universal e sistema universal, seguidas de debate com o público.
Serviço:
VI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema: Cobertura Universal versus Sistema Universal de Saúde
Conferencistas:
– André Médici (Banco Mundial)
– Eduardo Levcovitz (Opas Uruguai)
-Marilia Louvison (Associação Paulista de Saúde Pública)
Coordenadora de mesa:
– Regina Parizi (Sociedade Brasileira de Bioética).
Data: 30 de abril
Horário: 8h30 às 12 horas.
Local: Anfiteatro do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL).
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69. Bela Vista, São Paulo.
Informações: (61) 3329 4675 (Manoel) – (61) 8226 4554 (Cecília).