Notícia publicada em:
Professores de diferentes instituições darão aulas sobre desigualdades sociais e desenvolvimento científico, solidariedade internacional e interesses nacionais e cooperação sul-sul
O Curso de Atualização em Políticas Públicas de Cooperação Internacional em Saúde em Perspectiva Bioética, fruto de parceria entre o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS/Fiocruz/OPAS/UnB) e a Escola de Governo em Saúde da Fiocruz Brasília (EGS/Fiocruz), será ministrado entre os dias 18 e 22 de março, no Bloco Educacional da Fiocruz Brasília.
O coordenador do NETHIS, José Paranaguá, conta que a escolha dos professores é sempre um desafio na organização de cursos com enfoque interdisciplinar: “dentre profissionais competentes, experientes e com agendas concorridas, de diversas instituições sediadas em Brasília e outras cidades, são necessárias diversas consultas para formar uma equipe com disponibilidade para participar do curso e que abracem a proposta a ser desenvolvida de forma inovadora e entusiasmada”.
Conheça os professores:
Docentes do Módulo I, “Crescimento das desigualdades sociais frente ao desenvolvimento científico tecnológico”, dia 18 de março:
Módulo II, “Solidariedade internacional X Interesses nacionais”, dia 19 de março:
Módulo III, “Cooperação Sul-Sul frente a esses paradoxos no contexto da governança global”, dia 20 de março:
Módulo IV, Oficina de Trabalho, nos dias 21 e 22 de março:
Alejandra Carrillo Roa
Roberta Freitas Santos
Thiago da Cunha Rocha
RESULTADO – Acesse aqui a lista dos aprovados para o Curso de Atualização
Entre os selecionados institucionais estão profissionais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos satisfeitos com a procura para o curso, tanto da parte institucional, quanto das inscrições avulsas, inclusive com participantes de outros estados. Haverá um intercâmbio de experiências muito interessante”, disse a coordenadora do curso e pesquisadora do NETHIS, Alejandra Carrillo Roa.
NETHIS – A criação do Núcleo está articulada entre três instituições: a Fiocruz, por intermédio do Centro de Relações Internacionais (CRIS/FIOCRUZ); a UnB, mediante a Cátedra UNESCO e o Programa de Pós-Graduação em Bioética (Bioética/UnB); e a Organização Pan-Americana da Saúde, via sua Representação no Brasil (OPAS/OMS).
O NETHIS dedica-se em contribuir para o processo de reflexão interdisciplinar nos campos da Bioética, da Diplomacia e da Saúde Pública. Dois aspectos reforçam a proposta: a progressiva importância da cooperação internacional em saúde no contexto das relações diplomáticas e a pertinência e relevância das questões bioéticas relacionadas aos métodos, operações e resultados das iniciativas de cooperação.