Transformação digital no enfrentamento de doenças crônicas

Notícia publicada em:

  • 15 de setembro de 2023
Especialista americana defende que o desenvolvimento de inovações digitais em saúde deve envolver populações vulneradas


As implicações das soluções digitais aplicadas à vigilância e ao controle das doenças crônicas serão discutidas no terceiro seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis, que acontece em 21 de setembro, às 14h. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do Nethis no YouTube e haverá certificação emitida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.

De acordo com a professora da George Washington University Irene Dankwa-Mullan, as inovações digitais têm o potencial de aprimorar a detecção precoce, o rastreio e o diagnóstico, a previsão de tendências e a identificação de populações de alto risco para doenças crônicas.

Contudo, ela alerta para a necessidade de se assegurar a equidade em saúde com o uso dessas inovações. Para isso, Dankwa-Mullan destaca as seguintes condições:

  1. coletar e utilizar dados de saúde diversificados e representativos;
  2. criar algoritmos justos e transparentes;
  3. ampliar o acesso e a alfabetização digital;
  4. incluir populações vulneradas no desenvolvimento e na avaliação das soluções digitais.

Confira abaixo a composição da mesa de debate.

Expositores:

  • Irene Dankwa-Mullan, professora adjunta do Departamento de Política e Gestão de Saúde da George Washington University (EUA);
  • Alicia Ferreira Maia, professora da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidad de la República (Uruguai).

Moderação:

  • Felix Rigoli, consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília e coordenador do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia).

 

Faça sua inscrição Marque na Agenda Google

 

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.

Mais informações: (61) 3329-4661 | [email protected]