Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conferência Nacional de Saúde aprova moção sobre saúde digital

Notícia publicada em:

  • 7 de julho de 2023
Documento recomenda que soluções digitais estejam alinhadas com princípios do SUS para prevenir eventuais exclusões e silenciamentos sociais

Foto: Walterson Rosa – Ministério da Saúde

A plenária final da 17ª Conferência Nacional de Saúde aprovou, em 5 de julho, moção sobre a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos serviços públicos de saúde. Para a ampla maioria dos delegados da Conferência, é necessária a atuação estatal na condução da transformação digital do SUS como forma de assegurar direitos fundamentais da população.

“Existe consenso universal sobre a incapacidade do mercado e dos atores das grandes empresas de tecnologia para criarem soluções e ferramentas que protejam os direitos fundamentais da cidadania”, alerta a moção de apoio que será encaminhada ao Ministério da Saúde. Devido ao risco de ampliação das desigualdades em saúde, a 17ª Conferência expressa a importância do governo brasileiro estabelecer eixos norteadores para conduzir o processo de transformação digital e aumentar as capacidades de gestores e profissionais de saúde em compreender e avaliar novas soluções digitais aplicadas à saúde.

A delegada representante do Estado da Paraíba, Erica Simone Dantas, e o consultor sênior do Nethis Felix Rigoli conseguiram reunir as assinaturas de mais de 400 delegados para que a moção fosse levada à votação na plenária da Conferência. Erica Dantas é aluna externa da disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional, ofertada pelo Nethis no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Ela integra o grupo de alunos do Nethis que, neste primeiro semestre de 2023, idealizou a proposta de apresentação de uma moção sobre saúde digital a ser deliberada na Conferência. Também compõe o grupo: Ayla Santos, Pedro Brasil, Márcia Ribas, Diego Calixto, Fagner Arruda e Mariana Soares.

“Diante das discussões promovidas pela disciplina, nosso grupo constatou a necessidade de pautar o tema da saúde digital nas instâncias de participação social no SUS”, conta Erica Dantas. Desde 2021, o Núcleo de Estudos problematiza os desafios a serem superados a partir da aplicação inteligência artificial no campo da saúde.

“Buscamos estimular entre nossos alunos a consciência crítica acerca do avanço da inteligência artificial na saúde e seus possíveis reflexos sobre a ampliação das desigualdades sociais. Nesse contexto, evidenciamos a importância da regulação do poder público para conter eventuais vícios e promover os potenciais benefícios dada a intensa difusão dessas inovações”, explica Rigoli, um dos professores da disciplina e coordenador do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia).

Confira aqui o texto da moção. O documento oficial será divulgado oportunamente pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).