VI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública

Notícia publicada em:

  • 10 de Novembro de 2015

ciclo2015_8A última sessão do VI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública em 2015 discutirá os antecedentes e as perspectivas futuras do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (Pecs) na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O debate acontece dia 19 de novembro, às 8h30, na Fiocruz Brasília. A mesa será conduzida por Paulo Barbosa Lima, coordenador-geral de Cooperação Bilateral Palop e Timor Leste da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). Os palestrantes são os assessores do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) Luiz Eduardo Fonseca e Augusto Paulo Silva. Este último é também ex-Ministro da Saúde da Guiné-Bissau.

Faça a sua inscrição aqui.

Haverá transmissão on line, basta clicar aqui no dia e horário do evento. A Escola Fiocruz de Governo emitirá certificado de participação somente para os presentes.

CPLP e Pecs – A CPLP, criada em 1996, representa um projeto político comum aos oito países de língua portuguesa: Brasil, Timor Leste, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A Comunidade atua principalmente em ações voltadas para o fortalecimento de setores prioritários dos países, como a saúde e a educação.

A atuação da CPLP no campo da saúde refere-se ao Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (Pecs/CPLP 2009-2012), cuja meta é fortalecer os sistemas de saúde dos Estados Membros da Comunidade, a fim de universalizar o acesso e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados as suas populações. O Pecs-CPLP foi estendido até 2016.

De acordo com o Plano, são definidas as seguintes áreas prioritárias: redução da mortalidade infantil, melhoria do acesso à saúde reprodutiva e redução da mortalidade materna, combate ao HIV, malária, tuberculose e outras enfermidades infecciosas endêmicas.

Os assessores do Cris/Fiocruz farão uma avaliação sobre todo o período do Pecs e as perspectivas para 2016, pois a Fiocruz é uma das principais instituições brasileiras a participar ativamente da cooperação em saúde com a CPLP.

 

VI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública

Tema: Plano Estratégico de Cooperação em Saúde na CPLP: antecedentes e perspectivas

Conferencistas:
– Luiz Eduardo Fonseca, assessor do Cris/Fiocruz
– Augusto Paulo Silva, assessor do Cris/Fiocruz e ex-Ministro da Saúde da Guiné-Bissau

Coordenação da mesa:
– Paulo Barbosa Lima, Coordenador-Geral de Cooperação Bilateral Palop e Timor Leste da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores –  ABC/MRE

Data: 19 de novembro de 2015, quinta-feira.
Hora: 8h30 às 12hs.
Local: Auditório interno do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília.
Informações: (61) 3329 4675