Seminário promove debate sobre Bioética e Direitos Humanos

Notícia publicada em:

  • 19 de Julho de 2011

Dra. Dabney Evans, Professora da Universidade Emory (EUA) vai conduzir o seminário na UnB

No dia 11 de agosto será realizado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) o seminário “Saúde Pública e Direitos Humanos: aspectos éticos e jurídicos à luz da história de vida de Sérgio Vieira de Mello”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética com apoio do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS e da Sociedade Brasileira de Bioética.
Aberto ao público, o seminário terá como convidada especial a Dra. Dabney Evans, Professora de Direitos Humanos no Departamento de Saúde Global da Escola de Saúde Pública da Universidade Emory (EUA), Diretora Executiva do Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Emory, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Direito na Universidade de Aberdeen (Reino Unido).

Evans fará exposição sobre os aspectos jurídicos e éticos relacionados à interface entre Saúde Pública e Direitos Humanos. Sua apresentação tem como objetivo realizar uma exposição que contemple a noção de direitos humanos, sua correlação com o campo da saúde pública, abordar a ética da saúde pública e sua interconexão com os direitos humanos, mediante situações extraídas da história de vida do ex-diplomata brasileiro, Sérgio Viera de Mello. O objetivo central do seminário é introduzir a reflexão acerca da importância de se pensar os direitos humanos na saúde pública, assim como suscitar o debate acerca da inserção do referencial dos direitos humanos, enquanto modelo teórico-normativo, na Bioética e na Ética da Saúde Pública.

O evento é coordenado pela Dra. Aline Albuquerque S. de Oliveira, Professora do Programa de Pós-Graduação de Bioética da Universidade de Brasília. Aline é Doutora em Ciências da Saúde/Bioética pela Universidade Brasília, advogada da União no Ministério da Saúde.

Serviço:
Saúde Pública e Direitos Humanos: aspectos éticos e jurídicos à luz da história de vida de Sérgio Vieira de Mello
Data: 11 de agosto de 2011
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília