Segunda palestra do Ciclo de Debates do NE sobre Bioética e Diplomacia em Saúde será em dezembro

Notícia publicada em:

  • 2 de Dezembro de 2010

O tema “Reflexão Bioética sobre a Priorização e o Racionamento de Cuidados de Saúde” dá seguimento ao ciclo de debates promovido pelo Núcleo de Estudos de Bioética e Diplomacia em Saúde, dia 02 de dezembro de 2010 das nove às 12 horas, no Bloco Educacional da Fiocruz/Brasília. O palestrante é o professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP, Paulo Antônio de Carvalho Fortes, que também preside a Sociedade Brasileira de Bioética.

 

O Núcleo de Estudos é resultado de parceria entre a Representação da OPAS/OMS no Brasil, por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde, TC 41, com a cátedra Unesco de Bioética da UnB e a Fiocruz/Brasília.

A primeira palestra do Ciclo de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde foi realizada no dia quatro de novembro, a intenção é realizar um encontro por mês. Os debatedores foram o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética/Cátedra da UNESCO da UnB, professor Volnei Garrafa, e o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fiocruz, Paulo Buss.

O encontro teve como tema central “Diálogo possível entre dois campos de conhecimento e prática: Bioética e Cooperação Internacional em Saúde”, com o objetivo ampliar as discussões em relação à agenda de reflexões sobre os direitos humanos no contexto das relações internacionais em saúde. O coordenador do TC 41, José Paranaguá de Santana, atuou como moderador do ciclo de debates.

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil. Disponível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=1644&Itemid=643. Acesso em 02/02/2011