Pesquisador do Ipea lança livro sobre Heidegger

Notícia publicada em:

  • 28 de Novembro de 2016


O Nethis/Fiocruz Brasília promove a conferência “Saúde como conceito filosófico”, com Roberto Passos Nogueira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na dia 9 de dezembro, às 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília. Nogueira é um dos principais estudiosos brasileiros do filósofo Martin Heidegger e fará o lançamento de seu novo livro: “Ser e Saúde: repensando a saúde com Heidegger”.

O evento é aberto ao público e as inscrições estão disponíveis neste link. Os presentes receberão certificado de participação.

Haverá transmissão on-line no site Nethis.

Em 2014, o pesquisador ministrou três dias de capacitação sobre Heidegger para pesquisadores do Nethis, do Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Roberto Passos Nogueira é médico, mestre (1977) e doutor (1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi consultor da Organização OPAS/OMS no Brasil (1980-86) e Washington (1987-88). Pesquisador e técnico de planejamento da Fundação Oswaldo Cruz (1989-2007). Coordenador Geral de Política de Recursos Humanos do Ministério da Saúde (1996-97). Pesquisador do IPEA desde 1998. Pesquisador associado do ObservaRH/NESP/UnB desde 1999 e do Nethis/Fiocruz Brasília desde 2010. Principais áreas de pesquisa abrangem: recursos humanos em saúde, aspectos históricos e filosóficos da saúde e da prática médica, condições de saúde no Brasil e no plano internacional.