Perda de audição pode ser 15% maior entre fumantes, diz estudo

Notícia publicada em:

  • 11 de Junho de 2014

cigarro.Todo mundo sabe que cigarro faz mal à saúde, causando problemas respiratórios e aumentando as chances de câncer. Mas um estudo da Universidade de Manchester revelou o que muitos nunca imaginariam: fumar causa perda de audição.

Para chegar à inusitada conclusão, pesquisadores utilizaram dados de mais de 50 mil voluntários, observados desde 2007. Foi constatado que os fumantes têm 15,1% a mais de chances de perda de audição do que não-fumantes. O dano também é diretamente proporcional ao consumo. Quanto mais eles fumam, maior o risco.

Seguindo a mesma lógica, quem para de fumar ao longo da vida também pode reduzir as chances de perda. Isso porque ser explicado também porque os ex-fumantes adotariam um estilo de vida saudável de modo geral. A notícia ainda é pior para os fumantes passivos, que teriam maiores incidências de risco do que os ativos.

Pesquisadores ressaltam, no entanto, que as causas da perda de audição ainda não são claras. Não se sabe se as toxinas da fumaça do tabaco podem afetar a audição diretamente, ou se estão relacionadas com doenças cardiovasculares que afetam o sistema microvascular, e com isso, mudam os níveis de audição indiretamente.

Fonte: Ana Branco – Agência O Globo.
Foto: O Globo