Oficina de Planejamento

Notícia publicada em:

  • 24 de Dezembro de 2011

Com o objetivo de aprimorar, ampliar e definir as atividades do Núcleo de estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde em 2012, a equipe técnica se reuniu nos dias 15 e 19 de dezembro em uma oficina de planejamento. Entre os assuntos discutidos estavam a Biblioteca Virtual Bioética e Diplomacia em Saúde, o portal NETHIS, a promoção de seminários, a realização de estudos, investigações e publicações e a participação do Núcleo em eventos científicos nacionais e internacionais.

Algumas atividades já foram confirmadas para o próximo ano: o curso de verão Bioética e Cooperação Internacional em Saúde, em associação com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; a nova edição do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, cuja programação será divulgada brevemente neste portal. A BVS temática sobre bioética e diplomacia em saúde será consolidada e ampliada, bem como a agenda de estudos e publicações. Também está confirmada a participação do NETHIS no II Encontro Lusófono de Bioética, a realizar-se em julho na cidade de Lisboa, Portugual; e no Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCÃO), no mes de novembro em Porto Alegre.

O relatório anual da atividade de 2011 encontra-se em fase final de redação e será oportunamente enviado para a lista de contatos do Núcleo de Estudos.

Segundo o coordenador do Projeto NETHIS, José Paranaguá de Santana, a oficina de planejamento constituiu um exercício importante para aperfeiçoar a articulação das iniciativas e explorar as possibilidades de abordagens de ação cooperativa e colaborativa na área interdisciplinar entre saúde pública, diplomacia e bioética.