Nethis tem mais um trabalho selecionado para o 9º CRICS

Notícia publicada em:

  • 25 de Setembro de 2012

Pesquisadora do Nethis faz estudo sobre BVS temática de Bioética e Diplomacia em Saúde para apresentar no 9º Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde, realizado nos Estados Unidos

Mais um trabalho sobre a área temática de Bioética e Diplomacia em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), gerenciada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), foi selecionado para o 9º Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde (CRICS9), que será realizado entre os dias 22 a 24 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), em Washington, nos Estados Unidos.

O trabalho “BVS Bioética e Diplomacia em Saúde: conhecimento transdisciplinar para práticas de cooperação em saúde”, de autoria da pesquisadora do Nethis, Rejane Cruz, teve como objetivo analisar a biblioteca virtual como instrumento para o desenvolvimento de um campo de conhecimento transdisciplinar, tendo como base a proposta da BVS de disseminação da informação de qualidade confiável, a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas no contexto nacional e internacional, por meio de acesso livre à informação e da cooperação técnica em informação científica.

Segundo a pesquisadora, o trabalho foi desenvolvido para ser apresentado no Congresso. A escolha do tema foi feita pelo fato de o CRICS9 ser um evento sobre informação e comunicação em saúde, organizado pela Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), que coordena a Rede de bibliotecas virtuais e atualmente desenvolve em parceria com o Nethis o projeto da BVS Nethis.

A metodologia utilizada foi relato de caso. O coordenador do Nethis e coautor do trabalho, José Paranaguá, já fez uma pesquisa anterior sobre o tema. Na tese “Cooperação Sul-Sul na área da saúde: dimensões bioéticas”, ele identificou a escassez de registros na literatura científica que abordam a interlocução de disciplinas da Bioética e Diplomacia em Saúde, que são tratadas de maneira isolada. A pesquisa teve o objetivo de garantir a equidade e a justiça na cooperação em saúde entre países, sem separar a bioética da saúde pública e das relações internacionais. Segundo o pesquisador, esses temas devem ser tratados juntos.

Com base nesta tese, Cruz desenvolveu sua pesquisa, analisando as publicações da BVS em um âmbito geral, passando pela eficácia até a validação. Foram selecionados artigos especializados em ciências da saúde classificados quanto à temática. A partir daí, uma amostra de 25% dos documentos considerados pertinentes a essa base de dados foi selecionada, redistribuídos aleatoriamente entre os pesquisadores e realizada uma revisão às cegas, para validar a classificação temática do documento. Por fim, os itens bibliográficos identificados como pertinentes à temática Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais concomitantemente, foram validados por especialistas.

O estudo aponta que, apesar de iniciante, a produção acadêmica nos campos do conhecimento da bioética e diplomacia em saúde é relevante. Concluiu ainda que uma das principais contribuições da Biblioteca é o papel de organizar e disponibilizar informação científica do tema disponível na internet gratuitamente. Além disso, a autora verificou ainda que existe literatura científica sobre a temática, mesmo que não esteja indexada pelos descritores específicos. Segundo a pesquisa, este é um campo em desenvolvimento e promissor, considerados os relevantes assuntos que regem a globalização, a dependência econômica, tecnológica, social e política entre os países. A consolidação deste campo de conhecimento propicia o desenvolvimento de práticas que poderão contribuir para a redução das injustiças, iniquidades e desigualdades entre povos, em especial nos países do Sul.

PARTICIPAÇÃO DO NETHIS NO 9º CRICS

Dois trabalhos do Nethis foram selecionados para participar do 9º CRICS. Além da pesquisa de Rejane, a dissertação “Oferta e Demanda de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde”, de autoria da pesquisadora e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Tyara Kropf, também será apresentado no Congresso. A pesquisa tem como objetivo descrever a oferta de informação da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde em relação à demanda por informação pela comunidade de pesquisadores do Nethis. A pesquisa destaca ainda o papel da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde como espaço de integração entre atores sociais de diversas áreas, que organiza e disponibiliza informação gerada pelas pesquisas científicas que relacionam bioética, diplomacia e saúde.

9º CRICS

O 9º Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde (CRICS9) é um fórum aberto para discussão de assuntos relevantes para a Saúde Pública nas Américas, organizado em cinco temáticas: informação para a decisão em saúde; estratégias e políticas públicas; tecnologias de informação e comunicação; telessaúde; e desenvolvimento de capacidades.

O CRICS9 implica em três dias de atividades compostas por palestras, mesas redondas, painéis e workshops. É realizado logo após a 6ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), por meio do Centro Especializado, BIREME, que também coordena o Comitê Científico do evento.

A série CRICS começou em 1992, aproveitando a reunião de representantes dos 37 países que integravam o Sistema Latino-Americano de Informação em Saúde, atualmente, a Rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nasceu como um congresso inovador nos campos de informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias de informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde.

Fonte: http://www.crics9.org/pt/