Nethis recebe coordenador do Cobradi

O protagonismo do Brasil na cooperação internacional foi o tema da reunião realizada na terça-feira, 8 de janeiro, com o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá Santana, e o coordenador do relatório de Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi), João Brigido, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Brigido conduz, há mais de 10 anos, a elaboração do relatório com as informações oficiais do governo na atuação dos órgãos da Administração Pública em cooperação internacional, detalhando os gastos e ações em áreas como saúde, ciência, tecnologia e inovação e meio ambiente. A proposta é estreitar a relação do Ipea com a Fiocruz Brasília. “A abordagem do Brasil em cooperação internacional em saúde, em especial as experiências internacionais da Fiocruz, subsidiam a construção do Cobradi”, explicou.

O coordenador do Nethis ressaltou a importância das parcerias institucionais. “O trabalho em conjunto favorece o crescimento mútuo, o desenvolvimento organizacional e a promoção de pesquisas”. Segundo ele, o Núcleo de Estudos almeja sempre o diálogo com outras instituições.

Também participaram da reunião a coordenadora de pesquisa do Nethis, Roberta Freitas, e o assessor de relações internacionais do Núcleo de Estudos Manoel Amorim.