Menuidioma

Nethis prepara agenda semestral do VI Ciclo de Debates

  • 10 de Fevereiro de 2015

vciclo_debates_banner_site

Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Direitos Humanos, Política Externa, Defesa e Saúde são as temáticas gerais previstas para as primeiras quatro sessões do VI Ciclo de Debates do Nethis. Contemplado com R$ 20 mil do edital de Apoio a Eventos Científicos em Saúde 2015, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o Núcleo fará uma publicação especial sobre as palestras para ser utilizada como apoio bibliográfico para cursos e pesquisas.

A primeira sessão, marcada para 19 de março, será realizada na Fiocruz Brasília, às 8h30, e trará o diretor do Instituto Butantan, Jorge Elias Kalil Filho, e o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Arthur Roberto Couto, para falarem sobre “Parcerias público-privadas na produção de imunobiológicos: transferências de tecnologias”.

A sessão de abril será sediada em São Paulo e tratará sobre “Cobertura universal de saúde versus Sistemas universais de saúde”. Em maio, o tema será “Cooperação Internacional em Saúde: Desafios no Pós-2015 para a Fiocruz”, acontecerá no Rio de Janeiro. Em junho, o Ciclo voltará para Brasília para discutir sobre “Política Externa, Defesa e Saúde”.

CICLO DE DEBATES Em 2015, a atividade inicia seu sexto ano, com periodicidade mensal, realizada na última quinta-feira do mês. Tem por objetivo fomentar a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos nos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais. Em cada sessão, renomados pesquisadores e gestores são convidados para conduzir as discussões. As sessões do Ciclo de Debates são gravadas e disponibilizadas na Videoteca Nethis.