Nethis participa de Congresso com trabalho sobre Biblioteca Virtual

Notícia publicada em:

  • 28 de Junho de 2013

 

Metodologia inovadora de seleção de bibliografia será apresentada durante XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

Um trabalho sobre o processo de seleção do acervo bibliográfico da Biblioteca Virtual de Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis) será apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), com o tema Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação. O evento será realizado entre 7 e 10 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina.

Confira as apresentações da BVS Nethis:

8 de julho – 9h50 – sala 3 – Apresentação oral: “Biblioteca Virtual de Bioética e Diplomacia em Saúde: critérios e etapas do processo de seleção do acervo bibliográfico
8 de julho – 15h30 – estande Bireme – Apresentação da BVS Nethis e sorteio de brinde
9 de julho – 13h00 – estande Bireme – Apresentação da BVS Nethis e sorteio de brinde

A bibliotecária responsável pela BVS Nethis Neilia Barros conta que sua pesquisa recebeu uma ótima avaliação e foi aceita com prioridade pelos avaliadores do Congresso. “A nossa BVS apresenta uma metodologia diferenciada no processo de coleta e seleção dos itens que fazem parte do acervo. É uma metodologia criada pelo próprio Nethis”, afirma.

A gestão dos documentos pertinentes ao acervo é realizada por uma Comissão de Seleção Científica, formada por pesquisadores, cientistas e profissionais da informação do Nethis e de instituições parceiras, que atuam desde o processo de coleta até a entrada do item na biblioteca. “O processo de seleção é realizado com o fim de proporcionar visibilidade para o campo interdisciplinar da Bioética e Diplomacia em Saúde, visando disseminar informação de qualidade”, completa Barros.

O Nethis participará também com exposição da BVS no estande do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Bireme/Opas). “Será importante para fortalecer a comunicação ressalta a bibliotecária. A BVS Nethis será apresentada dia 8 de julho, às 15h30, e no dia 9, às 13 horas. 

O XXV CBBD é promovido desde 1954 pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), em parceria com associações filiadas. O CBBD já passou por mais de 17 cidades. O evento conta com conferências, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, workshops e eventos simultâneos, representando assim uma oportunidade de reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos. Confira aqui a programação.

A BVS Nethis foi inaugurada em junho de 2011 e desde dezembro de 2012 faz parte da Rede de Bibliotecas Virtuais da Fiocruz (BVS Fiocruz). A BVS Nethis é mantida e desenvolvida pelo Nethis. O acervo da biblioteca é composto por mais de 272 obras de autoria nacional e internacional, e reúne fontes de informações especializadas sobre a interseção temática de Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública, objeto de estudo do Nethis. O acervo encontra-se em fase de desenvolvimento adotando medidas para ser credenciada junto a Bireme.

Por Nathállia Gameiro.