Nethis encerra disciplina compartilhada entre EFG/Fiocruz Brasília e USP

Alunos de diferentes campos de formação concluíram a disciplina “Saúde Internacional e Direitos Humanos” – ministrada entre a Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). “A disciplina cumpriu com a expectativa de promover um debate interdisciplinar no campo da saúde. Tivemos estudantes de relações internacionais e nutrição, por exemplo”, avalia Roberta de Freitas, coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis Fiocruz Brasília).

A disciplina foi incorporada à grade curricular do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP e haverá nova turma no primeiro semestre de 2020. Ainda este ano, no segundo semestre, o Nethis/Fiocruz Brasília oferecerá a disciplina “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde” na USP.

De acordo com Aline Albuquerque, uma das professoras da disciplina, advogada e pesquisadora associada ao Nethis/Fiocruz Brasília, as atividades tomaram por base o conceito de saúde global e a abordagem do direito humano aplicado à saúde. “Trazer as linguagens do direito humano para área da saúde, evidenciando as interfaces entre as duas áreas, é algo bastante inovador”, afirmou. Segundo ela, os alunos tiveram a oportunidade de refletir acerca da aplicação dos direitos humanos em políticas públicas e como os direitos humanos podem promover e proteger a saúde.

O coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá Santana, provocou os alunos a refletirem sobre a atuação dos países na cooperação internacional. Durante o seminário “O Mal-estar na Cooperação Internacional”, Paranaguá sustentou que o desenvolvimento proveniente do avanço científico e tecnológico beneficia apenas alguns países e, nesse contexto, a cooperação internacional funciona como instrumento de perpetuação dos interesses dos países mais ricos.

Também foram docentes da disciplina Deisy Ventura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP, e Roberta de Freitas, coordenadora de pesquisa do Nethis/Fiocruz Brasília.

COOPERAÇÃO – A disciplina “Saúde Internacional e Direitos Humanos” constitui um dos desdobramentos do acordo de cooperação acadêmica e técnico-científico entre a Fiocruz Brasília e a Faculdade de Saúde Pública da USP para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo de pesquisa e ensino.