NETHIS e Bireme se únem para criar Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

Notícia publicada em:

  • 9 de Maio de 2011

O Núcleo de Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) está prestes a contar com uma ferramenta importante para a difusão de conhecimento: a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) temática sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

A proposta será debatida entre os dias 10 e 11 de maio de 2011, no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), em São Paulo.

O projeto faz parte de uma cooperação entre a Fiocruz, Universidade de Brasília e OPAS/OMS através do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

Participam do encontro o, o diretor da Bireme, Pedro Urra, a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz Ilma Noronha e o coordenador do Nethis, José Paranaguá além das bolsistas do Núcleo, Rejane Cruz e Tyara Barbosa.

No primeiro dia ocorrerão as apresentações sobre o Nethis, a BVS (repertório bibliográfico e área temática) e o site do Núcleo, seguidas de debate acerca dos passos para o desenvolvimento do projeto.

Também serão realizadas as reuniões com as áreas técnicas responsáveis pelos produtos e serviços integrantes da metodologia BVS/Bireme, para que a BVS Bioética e Diplomacia em Saúde possa participar do modelo de gestão da informação científica e técnica na área de saúde como colaborador dessa Rede de Bibliotecas da Bireme.

Atualmente, bolsistas do NETHIS trabalham na classificação de 570 artigos para inclusão na Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

Para informações sobre a Bireme, acesse o site.

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil. Acessível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=2028&Itemid=643